Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16020
Title: O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
Author: Vieira, Luciana Alexandra Pires
Advisor: Mora, Carlos de Miguel
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
Comunicação intercultural
Cultura
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final visa aferir a importância que os materiais autênticos podem proporcionar ao ensino da competência sociocultural nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), contrariando a visão da abordagem cultural no ensino de línguas estrangeiras como mais uma tarefa. O objetivo primordial é estreitar laços entre língua e cultura, explorando as potencialidades dos materiais autênticos. Propõe-se, desta forma, a realização de fichas de trabalho apoiadas nestes materiais, com o intuito de motivar os alunos para a aprendizagem da língua espanhola, associando, sempre, idioma, cultura e comunicação, dado que a competência sociocultural compreende conhecimentos que nos permitem utilizar uma Língua Estrangeira (LE) de modo eficaz e adequado, em diferentes atos comunicativos em que o falante possa estar envolvido, por forma a evitar prováveis situações constrangedoras.
This final report aims to assess the importance that authentic materials can offer to the teaching of sociocultural competence in Spanish as a foreign language classes opposing to the sight of the cultural approach in the teaching of foreign languages as just another task. The crucial goal is to strengthen ties between language and culture, exploring the potential of authentic materials. Therefore, it is proposed the elaboration of work sheets supported in these materials, in order to motivate students for learning the Spanish language by associating language, culture and communication. This is due to the fact that the sociocultural skill comprises knowledge that allows us to use a foreign language effectively and appropriately in several communicative acts on which the speaker may be involved so as to avoid possible embarrassing situations.
Description: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/16020
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.