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Título: Abordagem da temática das plantas num contexto EDS orientado para o pensamento crítico no 1º CEB
Autor: Moreira, Filipe Ramiro Tavares
Orientador: Vieira, Celina Tenreiro
Palavras-chave: Didática das ciências
Educação em ciências
Ensino básico 1º ciclo
Pensamento crítico
Desenvolvimento sustentável
Estratégias da aprendizagem
Plantas
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Numa sociedade ocidental que se apresenta em constante mutação é impossível dominar todo o conhecimento, daí que haja a necessidade de se dotar os jovens alunos de ferramentas que lhes permitam enfrentar a incerteza do futuro. Uma ferramenta imprescindível para os ajudar a ultrapassar dificuldades com que se confrontem são as suas capacidades de Pensamento Crítico (PC), porquanto podem concorrer para tomarem decisões mais racionais. Neste sentido, este estudo, desenvolvido numa turma de 2.º ano do 1.º CEB com 18 alunos, tem como finalidade desenvolver (adaptar, conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades promotoras de PC num contexto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), tendo por base a temática das plantas. Decorrente da finalidade, formularam-se as questões de investigação: Qual o contributo das atividades promotoras de PC na promoção deste tipo de pensamento dos alunos? Qual o contributo das atividades promotoras de PC para a construção/mobilização de conhecimentos dos alunos? Qual a opinião dos alunos acerca das sessões que envolveram atividades promotoras de PC? Quais as representações dos alunos acerca das atividades promotoras de PC? Neste estudo, optou-se por uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação. Os alunos realizaram atividades promotoras de PC, num contexto EDS, relacionadas com a temática das plantas abordada na área disciplinar de Estudo do Meio. Recolheram-se dados através de vários instrumentos no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as atividades promotores de PC desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para a mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos e para a mobilização/construção de conhecimentos científicos. Na opinião dos alunos, as aulas em que se implementaram atividades promotoras de PC foram mais motivadoras e mais produtivas que as outras aulas de Estudo do Meio. Pela perspetiva dos alunos, as sessões em que realizaram as atividades promotoras de PC contribuíram para a mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC e para a mobilização/construção de conhecimentos científicos.
In a Western society that presents itself constantly changing it is impossible to master all knowledge, hence there is the need to equip young students with tools that allow them to face the uncertain future. An indispensable tool to help overcome future difficulties is their Critical Thinking (PC) capabilities that could enable them to make more rational decisions. In this sense, this study developed a class of 2nd year of primary school with 18 students, aims to develop (adapt, develop, produce, implement and evaluate) promoting activities of PC in the context of Education for Sustainable Development (ESD), based on the subject plants. Arising from the purpose, were formulated research questions: What is the contribution of the promoter activities of PC in promoting this type of student thinking? What is the contribution of the promoter activities of PC for building / mobilization of knowledge of the students? What is the opinion of the students about the sessions that involved promoting activities of PC? What are the representations of students about promoting activities of PC? In this study, we chose a methodology oriented to practice, based on a research action plan. Students performed promoter activities of PC, an ESD context, related to the theme of the plants discussed in the area of Environmental Studies. Data was collected through various instruments in different techniques of data collection, including a tool for analysis of students' productions. In data analysis, the preferred technique was content analysis. The results suggest that prosecutors PC activities developed within the study contributed to the mobilization/development capabilities of PC students and the mobilization/construction of scientific knowledge. In the opinion of the students, the classes in promoting activities that were implemented in PC were more motivating and more productive than the other science classes. For prospective students, the sessions in which they performed the promoter activities of PC contributed to the mobilization/capacity development for PC and mobilization/construction of scientific knowledge.
Descrição: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16018
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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