Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/16002
Título: | Tecnologias de informação geográfica e promoção do pensamento espacial crítico: estratégias transdisciplinares em educação para o desenvolvimento sustentável no 3º CEB |
Autor: | Carlos, Vânia Neves Marques |
Orientador: | Moreira, António Santos, Norberto Nuno Pinto dos |
Palavras-chave: | Multimédia em educação Desenvolvimento sustentável Transdisciplinaridade Formação de professores Sistemas de informação geográfica Percepção espacial Trabalho de campo Ensino básico 3º ciclo |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Perante a fragilidade da atual conjuntura mundial nos contextos económico,
social e ambiental, urge a necessidade de educar os novos cidadãos para a
sustentabilidade, pelo conhecimento interativo do local onde vivem e do mundo
que os integra. “Ensinar a pensar” e a encontrar soluções criativas
sustentáveis, torna-se incontornável.
Reconhecendo-se que este propósito carece da integração do conhecimento
presencial no território, e a importância das competências de saber pensar o
espaço e intervir no meio, partilhadas pela Educação Geográfica (EG) e pela
Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), onde a dimensão
“Espaço” é crítica e aglutinadora das aprendizagens, no presente trabalho
propõe-se dar resposta à questão de como desenvolver o Pensamento
Espacial Crítico, com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica (TIG),
de forma a promover aprendizagens significativas em EDS, ao nível do 3.º
Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no contexto da Escola Básica de Campia.
Tendo como grande finalidade a inovação das práticas educativas, espera-se
com esta investigação contribuir para o alargamento de fronteiras do
conhecimento em Multimédia em Educação e da EG, assumindo-se a
importância desta no domínio da EDS, estimulando o Pensamento Espacial
(PE), o Pensamento Crítico (PC) e a forma como os alunos e restante
comunidade educativa olham e atuam sobre o meio.
Face à finalidade apresentada e dado o caráter inovador da presente
investigação, adotou-se a metodologia de investigação-ação (I/A), no contexto
do paradigma sóciocrítico, de pendor qualitativo. Este estudo foi desenvolvido
por intermédio de uma Oficina de Formação, em dois ciclos de I/A, tendo como
objetivo a conceção e implementação de estratégias transdisciplinares de
ensino e aprendizagem (E/A) em EDS, visando o desenvolvimento de
capacidades de PEC e sendo suportadas por TIG. Foram concebidos diversos
instrumentos de recolha de dados, para cada ciclo de I/A, e o corpo de dados
foi analisado essencialmente através da técnica de análise de conteúdo e
pontualmente através da análise estatística de cariz descritivo. O modelo de
análise de dados centrou-se numa análise SWOT para identificação das
forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e numa matriz TOWS para
identificação das ações a empreender entre os ciclos de I/A. Propõe-se, para o
efeito, um referencial teórico didático para o conceito de PEC, através de uma
taxonomia de capacidades e competências resultante da implementação dos
ciclos de I/A.
Os resultados obtidos permitem observar que: i) a EG, pelas competências
que preconiza e pelo enfoque da dimensão espacial, é potencialmente
aglutinadora das aprendizagens, no currículo do 3.º CEB, e pode favorecer a
transdisciplinaridade, essencial na EDS; ii) as estratégias de ensino e
aprendizagem assentes na EG e com recurso a TIG são promotoras de
aprendizagens significativas em EDS pelo desenvolvimento de capacidades de
PEC. Contudo, as limitações evidenciadas na investigação suscitaram, através dos
ciclos de I/A, a redefinição do percurso formativo proposto e dos instrumentos
de recolha de dados concebidos, bem como a introdução de melhorias à
taxonomia de PEC desenvolvida no âmbito da presente tese. Entre outras
limitações discutidas (como a resistência à utilização de tecnologia em
contexto de E/A), salientamos uma limitação sistémica, inerente aos atuais
contextos educativos formais (currículo, distribuição do serviço docente, etc.),
que desincentiva uma efetiva implementação de estratégias transdisciplinares
e do trabalho colaborativo entre professores.
Apesar das limitações elencadas consideramos que este estudo contribui para
um aprofundamento do conhecimento sobre a potencialidade das TIG na
promoção de competências e capacidades de PEC dos alunos,
nomeadamente pelo avanço na clarificação das mesmas, plasmadas no
instrumento desenvolvido no âmbito desta tese (taxonomia de PEC). Como
disseminação desta investigação, salienta-se que o referido instrumento
integrará o referencial teórico de um projeto europeu Erasmus + (ENAbLE),
para suporte à conceção dos dispositivos didáticos que acompanharão uma
aplicação de TIG que será concebida especificamente para o contexto de E/A. Due to the fragility of the current global environment on the economic, social and environmental contexts, the need to educate new citizens for sustainability, the interactive knowledge of where they live and the world that integrates them, "teaching how to think" and how to find creative solutions becomes imperative. Recognizing the generalized lack of integration of classroom knowledge in the territory, and the importance of knowing how to think and act in space through skills, shared by Geographic Education (GE) and Education for Sustainable Development (ESD), where the "space" dimension is critical and a unifier of learning, the present study seeks to answer the question of how to develop Critical Spatial Thinking (CST), using Geospatial Technologies (GT), in order to promote meaningful learning in ESD in Lower-secondary Education, in the context of the School of Campia. Having as its main purpose the innovation of educational practices, it is expected this research will contribute towards extending the frontiers of knowledge on Multimedia in Education and GE, assuming its importance in the field of ESD, stimulating Spatial Thinking (ST) and Critical Thinking (CT) and the way the rest of the educational community and students look at and act upon the environment. Assuming the transdisciplinary nature and spatial dimension of GE and assuming ESD a knowledge integration dimension, we argue that GE is a fundamental pedagogical orientation in citizenship education and promoter of interpretive planning literacy, proposing a didactic theoretical framework for the concept of CST, in the form of a taxonomy of skills and competencies. Based on action-research methodology in the context of a socio-critical paradigm, this study was developed through teacher training in two cycles of action-research (A/R), aiming the design and implementation of transdisciplinary teaching and learning strategies in ESD, with the purpose of building CST capacities supported by GT. The results obtained confirm that: i) the GE, due to its potentialities and the focus on spatial dimension, is a learning unifier, promoting transdisciplinarity, which is essential in ESD; ii) teaching and learning strategies based on GE and supported by GT are potential promoters of meaningful learning in ESD while building CST capacities. Nevertheless, limitations highlighted in the study raised the definition of a new proposal for a training model, as well as improvements to the CST taxonomy developed within this thesis. However, limitations evidenced in the research originated, through the A/R cycles, a resetting of the proposed training path and of the data collection instruments designed, as well as improvements to the SGP taxonomy developed under this thesis. Among other limitations discussed (such as resistance to the use of technology in the context of learning and teaching), highlight a systemic limitation, inherent to current formal educational settings (curriculum, distribution of teaching service, etc.), which discourages effective transdisciplinary implementation strategies and collaborative work among teachers. Despite the limitations listed we consider that this study contributes to a deepening of knowledge about the potential of GT in promoting skills and CST abilities of students, including the progress in clarifying the same, molded during the development of the instrument within this thesis (CST taxonomy). As dissemination of this research, we highlight that this instrument will integrate the theoretical framework of a European Erasmus + project (ENAbLE), to support the design of didactic devices that monitor a GT application that will be specifically designed for the teaching and learning context. |
Descrição: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16002 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias de informação geográfica e promoção do pensamento espacial crítico.pdf | 56.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.