Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16002
Título: Tecnologias de informação geográfica e promoção do pensamento espacial crítico: estratégias transdisciplinares em educação para o desenvolvimento sustentável no 3º CEB
Autor: Carlos, Vânia Neves Marques
Orientador: Moreira, António
Santos, Norberto Nuno Pinto dos
Palavras-chave: Multimédia em educação
Desenvolvimento sustentável
Transdisciplinaridade
Formação de professores
Sistemas de informação geográfica
Percepção espacial
Trabalho de campo
Ensino básico 3º ciclo
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Perante a fragilidade da atual conjuntura mundial nos contextos económico, social e ambiental, urge a necessidade de educar os novos cidadãos para a sustentabilidade, pelo conhecimento interativo do local onde vivem e do mundo que os integra. “Ensinar a pensar” e a encontrar soluções criativas sustentáveis, torna-se incontornável. Reconhecendo-se que este propósito carece da integração do conhecimento presencial no território, e a importância das competências de saber pensar o espaço e intervir no meio, partilhadas pela Educação Geográfica (EG) e pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), onde a dimensão “Espaço” é crítica e aglutinadora das aprendizagens, no presente trabalho propõe-se dar resposta à questão de como desenvolver o Pensamento Espacial Crítico, com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica (TIG), de forma a promover aprendizagens significativas em EDS, ao nível do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no contexto da Escola Básica de Campia. Tendo como grande finalidade a inovação das práticas educativas, espera-se com esta investigação contribuir para o alargamento de fronteiras do conhecimento em Multimédia em Educação e da EG, assumindo-se a importância desta no domínio da EDS, estimulando o Pensamento Espacial (PE), o Pensamento Crítico (PC) e a forma como os alunos e restante comunidade educativa olham e atuam sobre o meio. Face à finalidade apresentada e dado o caráter inovador da presente investigação, adotou-se a metodologia de investigação-ação (I/A), no contexto do paradigma sóciocrítico, de pendor qualitativo. Este estudo foi desenvolvido por intermédio de uma Oficina de Formação, em dois ciclos de I/A, tendo como objetivo a conceção e implementação de estratégias transdisciplinares de ensino e aprendizagem (E/A) em EDS, visando o desenvolvimento de capacidades de PEC e sendo suportadas por TIG. Foram concebidos diversos instrumentos de recolha de dados, para cada ciclo de I/A, e o corpo de dados foi analisado essencialmente através da técnica de análise de conteúdo e pontualmente através da análise estatística de cariz descritivo. O modelo de análise de dados centrou-se numa análise SWOT para identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e numa matriz TOWS para identificação das ações a empreender entre os ciclos de I/A. Propõe-se, para o efeito, um referencial teórico didático para o conceito de PEC, através de uma taxonomia de capacidades e competências resultante da implementação dos ciclos de I/A. Os resultados obtidos permitem observar que: i) a EG, pelas competências que preconiza e pelo enfoque da dimensão espacial, é potencialmente aglutinadora das aprendizagens, no currículo do 3.º CEB, e pode favorecer a transdisciplinaridade, essencial na EDS; ii) as estratégias de ensino e aprendizagem assentes na EG e com recurso a TIG são promotoras de aprendizagens significativas em EDS pelo desenvolvimento de capacidades de PEC. Contudo, as limitações evidenciadas na investigação suscitaram, através dos ciclos de I/A, a redefinição do percurso formativo proposto e dos instrumentos de recolha de dados concebidos, bem como a introdução de melhorias à taxonomia de PEC desenvolvida no âmbito da presente tese. Entre outras limitações discutidas (como a resistência à utilização de tecnologia em contexto de E/A), salientamos uma limitação sistémica, inerente aos atuais contextos educativos formais (currículo, distribuição do serviço docente, etc.), que desincentiva uma efetiva implementação de estratégias transdisciplinares e do trabalho colaborativo entre professores. Apesar das limitações elencadas consideramos que este estudo contribui para um aprofundamento do conhecimento sobre a potencialidade das TIG na promoção de competências e capacidades de PEC dos alunos, nomeadamente pelo avanço na clarificação das mesmas, plasmadas no instrumento desenvolvido no âmbito desta tese (taxonomia de PEC). Como disseminação desta investigação, salienta-se que o referido instrumento integrará o referencial teórico de um projeto europeu Erasmus + (ENAbLE), para suporte à conceção dos dispositivos didáticos que acompanharão uma aplicação de TIG que será concebida especificamente para o contexto de E/A.
Due to the fragility of the current global environment on the economic, social and environmental contexts, the need to educate new citizens for sustainability, the interactive knowledge of where they live and the world that integrates them, "teaching how to think" and how to find creative solutions becomes imperative. Recognizing the generalized lack of integration of classroom knowledge in the territory, and the importance of knowing how to think and act in space through skills, shared by Geographic Education (GE) and Education for Sustainable Development (ESD), where the "space" dimension is critical and a unifier of learning, the present study seeks to answer the question of how to develop Critical Spatial Thinking (CST), using Geospatial Technologies (GT), in order to promote meaningful learning in ESD in Lower-secondary Education, in the context of the School of Campia. Having as its main purpose the innovation of educational practices, it is expected this research will contribute towards extending the frontiers of knowledge on Multimedia in Education and GE, assuming its importance in the field of ESD, stimulating Spatial Thinking (ST) and Critical Thinking (CT) and the way the rest of the educational community and students look at and act upon the environment. Assuming the transdisciplinary nature and spatial dimension of GE and assuming ESD a knowledge integration dimension, we argue that GE is a fundamental pedagogical orientation in citizenship education and promoter of interpretive planning literacy, proposing a didactic theoretical framework for the concept of CST, in the form of a taxonomy of skills and competencies. Based on action-research methodology in the context of a socio-critical paradigm, this study was developed through teacher training in two cycles of action-research (A/R), aiming the design and implementation of transdisciplinary teaching and learning strategies in ESD, with the purpose of building CST capacities supported by GT. The results obtained confirm that: i) the GE, due to its potentialities and the focus on spatial dimension, is a learning unifier, promoting transdisciplinarity, which is essential in ESD; ii) teaching and learning strategies based on GE and supported by GT are potential promoters of meaningful learning in ESD while building CST capacities. Nevertheless, limitations highlighted in the study raised the definition of a new proposal for a training model, as well as improvements to the CST taxonomy developed within this thesis. However, limitations evidenced in the research originated, through the A/R cycles, a resetting of the proposed training path and of the data collection instruments designed, as well as improvements to the SGP taxonomy developed under this thesis. Among other limitations discussed (such as resistance to the use of technology in the context of learning and teaching), highlight a systemic limitation, inherent to current formal educational settings (curriculum, distribution of teaching service, etc.), which discourages effective transdisciplinary implementation strategies and collaborative work among teachers. Despite the limitations listed we consider that this study contributes to a deepening of knowledge about the potential of GT in promoting skills and CST abilities of students, including the progress in clarifying the same, molded during the development of the instrument within this thesis (CST taxonomy). As dissemination of this research, we highlight that this instrument will integrate the theoretical framework of a European Erasmus + project (ENAbLE), to support the design of didactic devices that monitor a GT application that will be specifically designed for the teaching and learning context.
Descrição: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/16002
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
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DEP - Teses de doutoramento

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