Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15991
Title: Tempo atmosférico numa perspetiva CTS através do ensino por pesquisa
Author: Augusto, Ana Maria Catarino do Couto Coelho
Advisor: Talaia, Mário de Almeida Rodrigues
Keywords: Didática
Ensino-aprendizagem
Pesquisa de informação
Educação científica
Ensino das ciências
Desenvolvimento das competências
Tempo (Meteorologia)
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O ser Humano, desde sempre tem tentado estabelecer relações entre si, o tempo e o clima, de modo a melhorar as suas condições de vida. Atualmente existem questões problema que ameaçam a humanidade, nomeadamente as alterações climáticas e o aquecimento global com vista à promoção de um Desenvolvimento Sustentável. À educação é atribuída extrema importância no desenvolvimento de uma adequada perceção da situação do planeta. Este facto levou as Nações Unidas a proclamarem, no início deste século (dezembro de 2002), a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Um desafio internacional lançado aos países para que recorram à educação como ferramenta essencial na promoção do Desenvolvimento Sustentável. A vida nas sociedades contemporâneas é extremamente influenciada pelos desenvolvimentos científicos e tecnológicos, dependendo dos seus respetivos progressos. Como tal, a Educação Científica assume um papel fundamental na compreensão das problemáticas que o ser Humano enfrenta, assim como na sua própria consciencialização da responsabilidade na situação planetária atual. Devendo promover o desenvolvimento de cidadanias proactivas, fundamentadas e responsáveis, no sentido da mudança, numa perspetiva crítica global que garanta a sustentabilidade do planeta. Estes factos são alvo de reflexão por parte de diversas instâncias da sociedade tais como a UNESCO, comunidades nacionais e internacionais de investigação em Educação Científica, e o poder político que se espelham em propostas de reforma e de revisão curricular em diversos países. Neste contexto, a Escola, como instituição formal de Educação, toma o papel primordial de promover o Desenvolvimento Sustentável através da aquisição de conhecimentos, atitudes, valores e competências que permitam desenvolver nos alunos uma consciencialização ecológica e uma literacia científica. Com este propósito em mente surge a questão investigativa deste estudo “Como Abordar o Tempo Atmosférico numa Perspetiva CTS Através do Ensino Por Pesquisa?”. Assim, usando o laboratório mais acessível e gratuito, a Atmosfera, e recursos facilmente acessíveis para desenvolver atividades simples é apresentada uma proposta de abordagem em sala de aula para a temática “Tempo Atmosférico” em particular a “Previsão e Descrição do Tempo Atmosférico”. A Atmosfera é um fascinante laboratório de ensino, porque nela se podem estudar alguns processos físicos lecionados ao longo dos mais variados níveis de ensino nas disciplinas de Física, Química e Geografia. Na Atmosfera, podem realizar-se diversos estudos simples, que de uma forma fácil respondem a inquietantes questões relacionadas com a Previsão e Descrição do Tempo Atmosférico. Neste estudo foi desenvolvida e usada uma metodologia para construir e interpretar mapas de tempo permitindo a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico fazer a Previsão e Descrição do Tempo Atmosférico. Após a aplicação da estratégia para o desenvolvimento de capacidades, de criatividade, envolvimento, cidadania e de pensamento crítico, os alunos responderam a um questionário. Através do tratamento dos dados obtidos pode-se considerar que em média 97% dos alunos consideram importante ou muito importante o estudo desta temática e que tem influência no seu dia-a-dia. Verificou-se que em média, se passou de 26% de respostas cientificamente corretas ou parcialmente corretas para 83% de respostas cientificamente corretas ou parcialmente corretas, o que demostra que a estratégia proposta atingiu os seus propósitos que passavam por dinamizar e fomentar uma cultura meteorológica nas escolas e para as escolas. Salienta-se a importância da possibilidade do trabalho em rede e das suas potencialidades na motivação dos alunos dada a oportunidade de fazer diagnóstico do tempo atmosférico local e inter-regiões. Os alunos consultaram e interpretaram mapas de tempo atmosférico, usaram a Internet e compreendam a relação e a influência entre diferentes parâmetros meteorológicos. Os resultados obtidos neste estudo permitem afirmar que os alunos desenvolveram competências numa área que é uma preocupação de cada um, o diagnóstico do tempo atmosférico. Cresceu neles uma cultura meteorológica e as aprendizagens nesta temática podem transbordar para colegas, amigos, pais e toda a comunidade escolar. Assim pode considerar-se que a estratégia implementada foi promotora de mudança, de aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de competências numa temática tão aliciante que envolve o Desenvolvimento Sustentável. Considera-se ainda que a estratégia usada neste estudo é motivadora, aliada à dinâmica CTS e ao Ensino Por Pesquisa, com vista a ser utilizada em contexto de sala de aula. Este estudo é uma forte contribuição para o Ensino das Ciências em especial no ensino da temática Tempo Atmosférico e é uma ferramenta importante que pode e deve ser utilizada em contexto escolar pois está escrito de modo a ser consultado por profissionais de ensino, nomeadamente pelos professores de Física, Química e de Geografia de modo a promoverem o desenvolvimento de competências de literacia científica e de cidadania e contribuir para a formação de futuros cidadãos ativos e conscientes defensores da Sustentabilidade da Terra.
Trying to establish relationships between weather, climate and Himself has always been the quest of Human being, in the pursuit of better living conditions. Problem-questions, about the threats for the mankind, are currently being raised, like the climatic changes and global warming, seeking the promotion of a sustainable development. Major importance is given to education in the development of the planet situation awareness, leading the United Nations to declare, in the beginning of this century (December of 2002), 2005 to 2014 the Education Decade for the Sustainable Development. An international challenge, was launched to the countries, for the promotion of a Sustainable Development, using education as a crucial tool. Technological and scientific developments are driving factors for the modern societies, relying on their progresses. As such Scientific Education has a fundamental role in the understanding of the Human challenges, promoting the self-awareness for the actual planet situation and for the impact of our actions. Promoting the development of decision-conscious, reasoned and proactive citizenships, aimed at changing in a critical and global perspective towards the planet sustainability. Several civil society organizations, like UNESCO, Scientific Education national and international communities and governments, are studying and analysing this issues developing reform proposals and curricular revision in several countries. In this context a fundamental role is assigned to School, as a formal institution of education, in the promotion of a Sustainable Development through the acquisition of scientific knowledge, conducts, values and competencies that settles in the students an ecological awareness and scientific literacy. The investigative question that arises from the ambition to contribute to this topic is: “How to Address the Atmospherical Weather through Teaching by Research in a STS Perspective”. Thus, using the free and most accessible lab, the atmosphere, and also the easily available contents in the internet, to develop simple activities, is proposed in this thesis, an approach for the classroom and for the topic “Weather” in particular for the subject “Forecast and Description of the Weather”. Atmosphere is also a fascinating teaching laboratory, because offers the possibility to observe several physical processes lectured in several schooling years, in the disciplines of Physics, Chemistry and Geometry. Several simple studies can be performed in the atmosphere, giving accessible responses to questions related to the Forecast and Description of the Weather. A methodology was developed and used in this study to build and read weather maps, allowing the 3rd Basic Cycle students to perform a Forecast and Description of the Weather. The students answer to a questionnaire after the implementation of the strategy to the development of capabilities, creativity, involvement, citizenships and critical thought. The data treatment showed that, on average, 97% of the students considered this issue important or very important, influencing their daily lives, revealing an evolution, on average, of the scientifically correct or partially-correct answers from 26% to 83%, demonstrating that the proposed methodology (strategy) achieved the objective, that is to drive and promote a meteorological culture in the schools and for the schools. It is worth noting the importance given to the possibility of networking and its potential in the motivation of the students, due to the possibility of assessing local and inter-region weather diagnostic. The students were able to consult and interpret weather maps, use the internet and were able to understand the relationship and the influence of the different meteorological parameters. The results achieved, in this study, allow to state that the students developed competencies in a crucial area for everyone, the diagnostic of the weather. A meteorological culture has arisen on them with the possibility of the learned issues also affect their colleagues, friends, parents and all school community. Can thus be considered that the implemented strategy it was a promotional agent of change, knowledge acquisition and development of competencies in this interesting subject that involves the Sustainable Development. It is further considered that the strategy used in this study, allied with the Teaching by Research and the STS perspective, is dynamic and motivating, and should be used in classroom context. It is considered that this study contributes greatly to the Science Teaching, in special in the weather subject, an important tool that can and should be used in a school context, written in such a way that can be consulted by education professionals, including teachers of Physics and Chemistry and Geography, in order to promote the development of scientific literacy and citizenship competencies, in order to contribute to the formation of future citizens active and conscious Earth Sustainability advocates.
Description: Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/15991
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo atmosférico numa perspetiva CTS através do ensino por pesquisa.pdf28.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.