Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15990
Title: Educação intercultural no 1º Ciclo do Ensino Básico: parcerias envolvendo a escola e a comunidade
Author: Santos, Marta Filipa Jorge dos
Advisor: Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de
Simões, Ana Raquel
Keywords: Educação intercultural
Representação social
Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Relações escola-comunidade
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo tem como finalidade compreender o processo de constituição de uma parceria educativa envolvendo escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outras instituições da comunidade para a promoção da educação intercultural e analisar a influência do trabalho desenvolvido por essa parceria nas práticas, atitudes, competências e conhecimentos de todos os participantes. Situa-se, por um lado, num entendimento de educação intercultural enquanto abordagem educativa fundamental para todos os alunos, assente na valorização da diversidade e na promoção de atitudes e competências de relacionamento interpessoal (como o respeito e a solidariedade), tendo em vista a formação de cidadãos responsáveis e participativos na construção de sociedades mais justas e coesas. Por outro, justifica o potencial das parcerias educativas para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos parceiros, assim como para o desenvolvimento da competência intercultural de todos os participantes (parceiros, alunos e comunidade envolvente). O desenho investigativo delineado, de natureza predominantemente qualitativa, encontra-se na interseção de três métodos investigativos: estudo de caso, estudo etnográfico e investigação-ação. Num primeiro momento (ano letivo 2008/2009) efetuou-se um estudo exploratório que visou conhecer as práticas de educação intercultural e de trabalho em parceria de professores a lecionar em escolas do 1.º CEB do concelho de Aveiro. O objetivo deste estudo era reunir sugestões de atividades e de instituições a contactar para a constituição de um grupo de parceiros com vista ao desenvolvimento posterior de um projeto sobre educação intercultural. Os dados recolhidos por meio da aplicação de um inquérito por questionário a 228 professores do 1º CEB do distrito de Aveiro (dos quais 114 foram respondidos) permitiram concluir que as práticas educativas a este nível, e no contexto em causa, são ainda escassas ou pouco divulgadas. Passou-se, então, à constituição de um grupo de parceiros educativos que contou com um total de 13 elementos: a investigadora, enquanto parceira representante da Universidade de Aveiro, seis professoras do 1.º CEB, duas professoras de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular, um representante de uma associação de imigrantes, um representante de uma associação cultural, um representante de uma CERCI e um representante da Câmara e Biblioteca Municipal. Ao longo do ano escolar 2010/2011, o grupo de parceiros desenvolveu colaborativamente um projeto de intervenção sobre educação intercultural para alunos do 1.º CEB. Este projeto proporcionou-lhes momentos de formação sobre educação intercultural e jogos colaborativos e permitiu-lhes partilhar as suas dúvidas e experiências relativas à temática em causa, propor estratégias e metodologias e disponibilizar recursos para a conceção e implementação das atividades. Os dados foram recolhidos em diferentes momentos: antes de se dar início ao projeto de intervenção, efetuou-se uma entrevista inicial a cada um dos parceiros; durante o decorrer do projeto realizou-se um focus group e registaram-se em formato áudio todas as sessões de trabalho entre os parceiros; após a conclusão do projeto de intervenção, teve lugar uma nova entrevista individual a cada um deles. Estes dados foram transcritos e analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Para além disso, todos os documentos elaborados pela investigadora durante a gestão da parceria, os portfólios das professoras participantes e os registos fotográficos das atividades implementadas constituíram-se como dados secundários. Os resultados mostraram que a participação neste projeto: i) conduziu a que ocorresse uma alteração das representações dos parceiros sobre interculturalidade e educação intercultural; ii) permitiu a todos os participantes (parceiros, alunos e comunidade) desenvolverem a sua competência intercultural; iii) proporcionou situações de trabalho colaborativo que contribuíram para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional de todos os parceiros; iv) motivou os parceiros a darem continuidade ao trabalho aqui desenvolvido. Este estudo permitiu, ainda, refletir sobre a importância da formação de formadores em educação intercultural e da necessidade de sensibilização para o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre escola, comunidade e investigadores académicos.
This study aims at understanding the constitution process of an educational partnership involving schools of the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE) and other institutions of the community towards the promotion of intercultural education and it also aims at analyzing the impact of the work developed in partners’ practices, attitudes, competences and knowledge. The study relies, on one hand, on an understanding of intercultural education as an educational approach which is fundamental to all students, grounded on the valuation of diversity and on the promotion of attitudes and competences of interpersonal relationship (such as respect and solidarity), aiming at educating responsible and participative citizens in the building of fairer and more cohesive societies. On the other hand, the study justifies both the potential of educational partnerships to the partners’ personal, professional and institutional development and to the development of the participants’ intercultural competence (partners, students and the surrounding community). The research process, mainly qualitative, relies in the intersection of three research methods: case study, ethnographic research and action research. Firstly (school year 2008/2009) an exploratory study was developed aiming at knowing the practices concerning intercultural education and partnership working of teachers of the 1st CBE in the area of Aveiro. The objective was to gather suggestions concerning activities and institutions to be contacted in order to constitute a group of partners aiming at the development of a project on intercultural education. The data, collected by means of a questionnaire applied to 228 teachers of the 1st CBE of the Aveiro district (114 answers), allowed concluding that the educational practices at this level, and in this context, are still very scarce or not broadly disseminated. Afterwards, the group of educational partners was constituted by 13 participants: the researcher, representing the University of Aveiro, six 1st CBE teachers, two teachers of Music in the Curriculum Enrichment Activities, a representative of an immigrants’ association, a representative of a cultural association, a representative of a CERCI and a representative of both the City Hall and the Municipal Library. Throughout the school year 2010/2011 the group of partners developed collaboratively an intervention project on intercultural education to students attending the 1st CBE. This project provided all the partners training moments on intercultural education and collaborative games, allowed them to share their doubts and experiences concerning the theme in question and to propose strategies and methodologies as well as resources to design and implement the activities. Data were collected in different moments: before the beginning of the intervention project an interview to each of the partners was conducted; during the project a focus group was carried out and all the work sessions were audio recorded; after the conclusion of the project, the partners were individually interviewed. Data were transcribed and content analysis was applied. Besides, all the documents drawn up by the researcher during the partnership, the teachers’ portfolios and the photographs of the activities were considered secondary data. The results highlighted that participating in this project: i) led to a change of the partners’ representations on interculturality and intercultural education; ii) allowed all the participants (partners, students and the surrounding community) to develop their intercultural competence; iii) provided collaborative work that contributed to the partners’ personal, professional and institutional development; iv) motivated the partners to continue the developed work. This study also allowed reflecting on the importance of educating trainers to intercultural education and on the need of sensitizing to collaborative work between school, community and researchers.
Description: Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/15990
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.