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http://hdl.handle.net/10773/15990
Title: | Educação intercultural no 1º Ciclo do Ensino Básico: parcerias envolvendo a escola e a comunidade |
Author: | Santos, Marta Filipa Jorge dos |
Advisor: | Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de Simões, Ana Raquel |
Keywords: | Educação intercultural Representação social Ensino básico 1º ciclo Diversidade linguística Relações escola-comunidade |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo tem como finalidade compreender o processo de constituição de
uma parceria educativa envolvendo escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e
outras instituições da comunidade para a promoção da educação intercultural
e analisar a influência do trabalho desenvolvido por essa parceria nas práticas,
atitudes, competências e conhecimentos de todos os participantes.
Situa-se, por um lado, num entendimento de educação intercultural enquanto
abordagem educativa fundamental para todos os alunos, assente na
valorização da diversidade e na promoção de atitudes e competências de
relacionamento interpessoal (como o respeito e a solidariedade), tendo em
vista a formação de cidadãos responsáveis e participativos na construção de
sociedades mais justas e coesas. Por outro, justifica o potencial das parcerias
educativas para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos
parceiros, assim como para o desenvolvimento da competência intercultural de
todos os participantes (parceiros, alunos e comunidade envolvente).
O desenho investigativo delineado, de natureza predominantemente
qualitativa, encontra-se na interseção de três métodos investigativos: estudo
de caso, estudo etnográfico e investigação-ação.
Num primeiro momento (ano letivo 2008/2009) efetuou-se um estudo
exploratório que visou conhecer as práticas de educação intercultural e de
trabalho em parceria de professores a lecionar em escolas do 1.º CEB do
concelho de Aveiro. O objetivo deste estudo era reunir sugestões de atividades
e de instituições a contactar para a constituição de um grupo de parceiros com
vista ao desenvolvimento posterior de um projeto sobre educação intercultural.
Os dados recolhidos por meio da aplicação de um inquérito por questionário a
228 professores do 1º CEB do distrito de Aveiro (dos quais 114 foram
respondidos) permitiram concluir que as práticas educativas a este nível, e no
contexto em causa, são ainda escassas ou pouco divulgadas.
Passou-se, então, à constituição de um grupo de parceiros educativos que
contou com um total de 13 elementos: a investigadora, enquanto parceira
representante da Universidade de Aveiro, seis professoras do 1.º CEB, duas
professoras de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular, um
representante de uma associação de imigrantes, um representante de uma
associação cultural, um representante de uma CERCI e um representante da
Câmara e Biblioteca Municipal. Ao longo do ano escolar 2010/2011, o grupo de
parceiros desenvolveu colaborativamente um projeto de intervenção sobre
educação intercultural para alunos do 1.º CEB. Este projeto proporcionou-lhes
momentos de formação sobre educação intercultural e jogos colaborativos e
permitiu-lhes partilhar as suas dúvidas e experiências relativas à temática em
causa, propor estratégias e metodologias e disponibilizar recursos para a
conceção e implementação das atividades.
Os dados foram recolhidos em diferentes momentos: antes de se dar início ao
projeto de intervenção, efetuou-se uma entrevista inicial a cada um dos
parceiros; durante o decorrer do projeto realizou-se um focus group e
registaram-se em formato áudio todas as sessões de trabalho entre os
parceiros; após a conclusão do projeto de intervenção, teve lugar uma nova
entrevista individual a cada um deles. Estes dados foram transcritos e
analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Para além disso,
todos os documentos elaborados pela investigadora durante a gestão da
parceria, os portfólios das professoras participantes e os registos fotográficos
das atividades implementadas constituíram-se como dados secundários. Os
resultados mostraram que a participação neste projeto: i) conduziu a que
ocorresse uma alteração das representações dos parceiros sobre
interculturalidade e educação intercultural; ii) permitiu a todos os participantes
(parceiros, alunos e comunidade) desenvolverem a sua competência
intercultural; iii) proporcionou situações de trabalho colaborativo que
contribuíram para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional de
todos os parceiros; iv) motivou os parceiros a darem continuidade ao trabalho
aqui desenvolvido. Este estudo permitiu, ainda, refletir sobre a importância da
formação de formadores em educação intercultural e da necessidade de
sensibilização para o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre escola,
comunidade e investigadores académicos. This study aims at understanding the constitution process of an educational partnership involving schools of the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE) and other institutions of the community towards the promotion of intercultural education and it also aims at analyzing the impact of the work developed in partners’ practices, attitudes, competences and knowledge. The study relies, on one hand, on an understanding of intercultural education as an educational approach which is fundamental to all students, grounded on the valuation of diversity and on the promotion of attitudes and competences of interpersonal relationship (such as respect and solidarity), aiming at educating responsible and participative citizens in the building of fairer and more cohesive societies. On the other hand, the study justifies both the potential of educational partnerships to the partners’ personal, professional and institutional development and to the development of the participants’ intercultural competence (partners, students and the surrounding community). The research process, mainly qualitative, relies in the intersection of three research methods: case study, ethnographic research and action research. Firstly (school year 2008/2009) an exploratory study was developed aiming at knowing the practices concerning intercultural education and partnership working of teachers of the 1st CBE in the area of Aveiro. The objective was to gather suggestions concerning activities and institutions to be contacted in order to constitute a group of partners aiming at the development of a project on intercultural education. The data, collected by means of a questionnaire applied to 228 teachers of the 1st CBE of the Aveiro district (114 answers), allowed concluding that the educational practices at this level, and in this context, are still very scarce or not broadly disseminated. Afterwards, the group of educational partners was constituted by 13 participants: the researcher, representing the University of Aveiro, six 1st CBE teachers, two teachers of Music in the Curriculum Enrichment Activities, a representative of an immigrants’ association, a representative of a cultural association, a representative of a CERCI and a representative of both the City Hall and the Municipal Library. Throughout the school year 2010/2011 the group of partners developed collaboratively an intervention project on intercultural education to students attending the 1st CBE. This project provided all the partners training moments on intercultural education and collaborative games, allowed them to share their doubts and experiences concerning the theme in question and to propose strategies and methodologies as well as resources to design and implement the activities. Data were collected in different moments: before the beginning of the intervention project an interview to each of the partners was conducted; during the project a focus group was carried out and all the work sessions were audio recorded; after the conclusion of the project, the partners were individually interviewed. Data were transcribed and content analysis was applied. Besides, all the documents drawn up by the researcher during the partnership, the teachers’ portfolios and the photographs of the activities were considered secondary data. The results highlighted that participating in this project: i) led to a change of the partners’ representations on interculturality and intercultural education; ii) allowed all the participants (partners, students and the surrounding community) to develop their intercultural competence; iii) provided collaborative work that contributed to the partners’ personal, professional and institutional development; iv) motivated the partners to continue the developed work. This study also allowed reflecting on the importance of educating trainers to intercultural education and on the need of sensitizing to collaborative work between school, community and researchers. |
Description: | Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15990 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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