Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1591
Title: | Uma abordagem de melhoria contínua a uma linha de montagem |
Author: | Lírio, Águeda Sofia Carreiras |
Advisor: | Rosa, Maria João Machado Pires da |
Keywords: | Gestão industrial Eficácia das organizações Eficiência industrial Gestão da produção Gestão da qualidade |
Defense Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A melhoria contínua da empresa surge como aspecto essencial para assegurar
o futuro da organização e a satisfação das partes interessadas. Para isso
convém que a gestão crie uma cultura que envolva as pessoas na procura
activa de oportunidades de melhoria do desempenho dos processos, das
actividades e dos produtos.
No presente trabalho parte-se da ideia da necessidade de promover a melhoria
contínua nas organizações, apresentando-se um estudo realizado sobre um
problema particular, numa empresa específica. O objectivo é mostrar como se
pode recorrer a diferentes ferramentas e técnicas da qualidade para promover
a melhoria contínua num determinado sector que apresenta problemas de
qualidade.
Na Oliveira & Irmão, S.A. (OLI), as placas cromadas de comando mecânico e
pneumático para os autoclismos interiores são produzidas numa linha de
montagem, por injecção plástica. Seguidamente, seguem para o fornecedor,
para este proceder a um banho de cromagem, que fornece à placa um aspecto
cromado. Numa fase posterior, estas regressam à empresa, onde na linha de
montagem das placas cromadas (Linha das PLC) irão ser gravadas e
montadas para o cliente final. A percentagem de placas defeituosas que saem
desta linha é elevada, o que causa problemas de produtividade relevantes,
bem como custos de qualidade significativos.
O projecto desenvolvido na OLI debruçou-se sobre o estudo do processo de
produção destas placas, identificando as possíveis razões para a existência de
defeitos e adoptando as necessárias medidas correctivas. Para isso recorreuse
ao Método da Melhoria através das Causas, desenvolvido pelo Instituto
Kaizen, tendo-se seguido as diferentes etapas propostas pelo mesmo com o
objectivo de solucionar o problema identificado e com isso promover a
melhoria da qualidade no processo de produção das placas.
Do estudo efectuado conseguiu-se, numa primeira fase, obter um panorama
geral do comportamento desta Linha de Montagem, contabilizando-se a
percentagem de placas rejeitadas por mês, bem como o tipo de defeitos que
mais contribuíam para a rejeição. Depois de identificadas as principais causas
para a ocorrência dos defeitos, foi possível definir e implementar um conjunto
de acções correctivas. De entre estas, são de destacar a sensibilização e
responsabilização dos colaboradores da linha para o cuidado a ter no
manuseamento das placas, o teste de uma nova forma de contentorização das
placas quando vão para (e vêm do) fornecedor da cromagem e o envolvimento
deste último na resolução dos problemas de qualidade que vão surgindo nesta
linha de produção. Nowadays an organisation continuous improvement is a fundamental condition to assure its customers’ satisfaction and its future competitiveness. For continuous improvement to happen it is essential that the organisation top management creates a culture capable of involving the people working there on the active search of opportunities to improve processes, activities and products performance. In this work one assumes that it is vital for an organisation to promote its internal quality improvement. A study of a particular quality problem existent in one Portuguese company is presented, the main goal being to show how different quality management tools and techniques can be used in order to solve a very specific quality problem. In Oliveira & Irmão, S.A. (OLI), the chrome push-plates of mechanical and pneumatic control for interior installation systems are produced by plastic injection. After this process is completed, the push-plates are send to a chromate supplier where they are subject to a chromate bath getting their steel look. The push-plates return then to OLI where they get into a final assembly line (PLC line). The percentage of defective push-plates at the end of the assembly line is considered to be high, which causes productivity problems, as well as significant quality costs. The project conducted in OLI started with the study of the push-plates production process, being identified possible reasons for the defects presented in the plates after their production; corrective actions have also been proposed and implemented in order to overcome this quality problem. The Method of Improvement through Causes, developed by the Kaizen Institute, was used, being followed the different stages proposed in it. The purpose was to solve the quality problem identified and through that to promote the quality improvement of the push-plates production process. In a first phase the study conducted allowed to obtain a general overview of the push-plates assembly line behaviour, including an account of the number of plates rejected each month, as well as of the type of plates that contribute mostly for the total number of rejections. In a second phase the main causes for the defects were identified, being possible to define and implement a set of corrective actions. Among them it is important to mention the collaborators sensitisation towards the care that should exist when working with the pushplates, as well as the implementation of a new procedure to pack the plates when they go to (and come from) the chromate supplier. The chromate supplier has also been more deeply involved in the solving of the quality problems that occur in this production line. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1591 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008001782.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.