Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15869
Title: Olhares sonhadores: operacionalizar criatividades com a literacia audiovisual para a realização de um webdocumentário
Author: Moura, Inês Lúcia Santos
Advisor: Baldi, Vânia
Keywords: Comunicação multimédia
Materiais audiovisuais
Documentários cinematográficos - Infância
Filmes
Internet
Tecnologias da informação
Multimédia interactiva
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O projeto de investigação “Olhares Sonhadores” teve como principal finalidade desenvolver um trabalho artístico audiovisual de coautoria e colaboração com um grupo de crianças do bairro e da escola EB1/JI de São Tomé, com vista à realização de um Webdocumentário. Através de uma metodologia de desenvolvimento e de apropriação fílmica, as crianças utilizaram os diferentes meios audiovisuais para puderem comunicar, autorrepresentarem-se e expressarem-se coletivamente sobre os contextos em que estão envolvidas. A apropriação dos meios técnicos audiovisuais e o desenvolvimento de competências para o seu manuseamento foram desempenhados em sessões artísticas de trabalho colaborativo, que visavam a transmissão de conhecimento de forma informal e extra-curricular. Neste sentido, o grupo produziu conteúdos documentais fragmentados que contribuíram para a criação e a estruturação do Webdocumentário “Olhares Sonhadores”. Desta forma, tencionou-se igualmente verificar e compreender em que medida a arte audiovisual poderia ajudar a retratar e a tornar visível a realidade social das crianças do bairro de São Tomé e se esta arte poderia ser também utilizada como um meio de expressão e emancipação para o presente grupo participante.
The research project “Olhares Sonhadores” had as its main purpose to develop a co-author audiovisual artistic work and collaboration with a group of children from the school EB1/JI and the social housing São Tomé, with a view to achieve and produce a Web documentary. Through a development methodology and filmic appropriation, the children used the different audiovisual resources to communicate, self-represent and express themselves collectively about the contexts in which they are involved. The appropriation of audiovisual technical resources and the development of skills for the handling were performed in the artistic collaborative work sessions, aimed at the transmission of knowledge informally and extracurricular. In this sense, the group produced fragmented videographic contents that contributed to the creation and structuring of the Webdocumentary “Olhares Sonhadores”. In this way, it meant to also verify and understand the extent to which audiovisual art could help to portray and make visible the social reality of the children of the social housing of São Tomé and if this art could also be used as a means of expression and emancipation for this participant group.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/15869
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado



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