Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorMagalhães, Isabel Cristina Almeida Valentept
dc.date.accessioned2016-07-08T10:02:36Z-
dc.date.available2016-07-08T10:02:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15861-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu desenvolver o capital lexical de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar a partir da exploração de campos lexicais com recurso a obras da literatura infantil e de jogos. Paralelamente, realizamos com as crianças atividades centradas no reconhecimento de palavras, na divisão silábica e na exploração da correspondência grafema-fonema. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido novo vocabulário, que procuravam utilizar em novos contextos, e desenvolvido algumas competências no domínio da consciência fonológica.pt
dc.description.abstractThis study aimed to develop vocabulary in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the exploration of children literature and games. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which also involved activities on the identification of words, syllables and grapheme-phoneme correspondence. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired new vocabulary they were using in several contexts and developed some competences related to phonological awareness.pt
dc.description.abstractCette étude avait pour but de développer le vocabulaire chez des enfants âgés entre 3 et 5 ans à travers l’exploitation d’oeuvres de la littérature pour enfants et de jeux. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches de cette nature. Em même temps, on a travaillé l’identification de mots, syllabes et correspondances graphème-phonème. On a recueilli des données concernant la performance des enfants, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient acquis de nouveau vocabulaire, dont ils faisaient usage dans différents contextes, et développé des compétences en conscience phonologique.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLinguagem oralpt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectLinguagem escritapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectDesenvolvimento do vocabuláriopt
dc.subject.otherLinguagem Oral e Abordagem à Escritapt
dc.subject.otherCampo lexicalpt
dc.subject.otherDesenvolvimento lexicalpt
dc.subject.otherEducação Pré-Escolarpt
dc.titleCampos lexicais e desenvolvimento de vocabulário na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201577658-
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Campos lexicais e desenvolvimento de vocabulário na educação pré-escolar.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.