Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15861
Title: Campos lexicais e desenvolvimento de vocabulário na educação pré-escolar
Author: Magalhães, Isabel Cristina Almeida Valente
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Educação pré-escolar
Linguagem oral
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Desenvolvimento do vocabulário
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo pretendeu desenvolver o capital lexical de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar a partir da exploração de campos lexicais com recurso a obras da literatura infantil e de jogos. Paralelamente, realizamos com as crianças atividades centradas no reconhecimento de palavras, na divisão silábica e na exploração da correspondência grafema-fonema. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido novo vocabulário, que procuravam utilizar em novos contextos, e desenvolvido algumas competências no domínio da consciência fonológica.
This study aimed to develop vocabulary in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the exploration of children literature and games. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which also involved activities on the identification of words, syllables and grapheme-phoneme correspondence. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired new vocabulary they were using in several contexts and developed some competences related to phonological awareness.
Cette étude avait pour but de développer le vocabulaire chez des enfants âgés entre 3 et 5 ans à travers l’exploitation d’oeuvres de la littérature pour enfants et de jeux. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches de cette nature. Em même temps, on a travaillé l’identification de mots, syllabes et correspondances graphème-phonème. On a recueilli des données concernant la performance des enfants, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient acquis de nouveau vocabulaire, dont ils faisaient usage dans différents contextes, et développé des compétences en conscience phonologique.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/15861
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Campos lexicais e desenvolvimento de vocabulário na educação pré-escolar.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.