Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15858
Title: Motivação: estratégias de ação nas artes visuais
Author: Cardoso, Susete Cristina Lareiro
Advisor: Fragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueira
Keywords: Educação artística
Artes visuais
Motivação dos alunos
Papel do professor
Projectos educativos
Atividades de aprendizagem
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A ausência de motivação, na generalidade, é uma questão atual na escola, patente nas diversas vertentes de ensino, em alunos e professores. Assim, o presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, com o propósito de estudar este problema, em particular nas Artes Visuais. Pretende-se fornecer informações, de modo a ser possível identificar e solucionar problemas relativos à motivação, de professores e alunos, especificamente, na disciplina de Educação Visual. A escolha desta temática partiu da preocupação, sentida não só enquanto aluna, mas também enquanto professora, com a confrontação de falta de motivação em sala de aula. Partindo do princípio que a prática do ensino deve estar em consonância com necessidades emocionais, sociais e cognitivas, foi elaborado o presente estudo que, em simultâneo, sustentou a prática de ensino supervisionada. Nesta pesquisa, procura-se compreender o domínio emocional, ainda que inferiorizado, nas relações existentes na sala de aula, de modo a que estas deem o seu contributo para o processo de aprendizagem. Com particular ênfase na problemática da motivação, são estruturadas estratégias de ação para uso em contexto escolar. Este estudo é complementado com o trabalho prático, decorrido em contexto sala de aula, de forma a verificar o potencial dos conceitos teóricos investigados. Para tal, foram realizados quatro projetos, em duas turmas de diferentes níveis de escolaridade e caraterísticas singulares. Recolhidos e analisados dados, obtidos nesta componente prática, procurou-se validar as vantagens do ensino que responde a necessidades não só cognitivas, como também sociais e emocionais.
Usually the lack of motivation is a current issue at school, evident in various educational aspects in students and teachers. Therefore, this work comes under the Master in Visual Arts Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education in order to study this problem, particularly in the Visual Arts. We intend to provide information in order to be able to identify and solve problems related to teachers and students’ motivation specifically in Visual Education subject. The choice of this subject came from the concern felt not only as a student but also as a teacher, with the confrontation of lack of motivation in the classroom. Assuming that the practice of teaching must be in consonance with emotional, social and cognitive needs, we designed this study that simultaneously supported the supervised teaching practice. In this research, we seek to understand the emotional domain, though inferior in relationships in the classroom, so that they make their contribution to the learning process. With particular emphasis on the motivation issue, action strategies are structured for use in school context. This study is complemented with practical work, elapsed in the classroom context, in order to verify the theoretical concepts investigated potential. For this purpose four projects were conducted in two groups of different levels of education and individual characteristics. After collected and analyzed data obtained in this practical part, we sought to validate the advantages of education that responds not only to cognitive but also social and emotional needs.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/15858
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Motivação_estratégias de ação nas artes visuais.pdf9.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.