Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15812
Title: Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
Author: Pinho, Ivo Amorim
Advisor: Carvalho, Luís Filipe Leal de
Keywords: Ensino de música
Música contemporânea
Técnicas musicais
Clarinete - Ensino
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projeto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que derivou da constatação de que existe uma lacuna no ensino do clarinete a nível secundário. A ausência de abordagem e/ou referência às técnicas contemporâneas no âmbito dos programas pedagógicos das diversas academias e conservatórios de música requer uma reflexão mais aprofundada, pois a sua omissão limita o futuro desenvolvimento musical de competências essenciais para a sua prática no Ensino Superior. Deste modo, procedeu-se a um estudo de caso qualitativo que procurasse compreender, explorar e descrever a aprendizagem das técnicas contemporâneas no Ensino Complementar. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas que frequentam ou frequentaram o Ensino Superior, e que visa avaliar a experiência dos inquiridos face a estas técnicas. Assim sendo, o presente estudo procura reforçar a implementação da aprendizagem dessas técnicas ditas contemporâneas ao nível do Ensino Secundário, apontando as suas vantagens e definindo as medidas em que estas poderão ser inseridas.
On the scope of the Master Degree for Music Teaching of the University of Aveiro, and specifically regarding the Educational Project, the present study is presented, which derives from the perception of the existence of a gap in the clarinet educational programme at a highschool level. The absence of an approach and/or reference to contemporary techniques in the pedagogical programs of several music academies and conservatoires requires further reflection, because this omission restrains the future musical development of essential skills for their practice in a university level education. It was carried out a qualitative case study that searched for comprehension, exploration, and could describe the apprenticeship of contemporary techniques. Therefore, it has been elaborated a survey for clarinetists that are attending or attended a higher education, and evaluate the respondents’ experience in this techniques. Therefore, this study demands to reinforce the implementation of learning that techniques so-called contemporary in a highschool level, pointing the advantages and defining the measures that can insert them.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/15812
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf8.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.