Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/15808
Título: | Introdução à música contemporânea portuguesa de viola d’arco : um estudo de caso |
Autor: | Antunes, Diana Luís Gomes |
Orientador: | Carvalho, Sara |
Palavras-chave: | Ensino de música Música contemporânea - Portugal Música portuguesa Viola - Ensino Composição musical - Crianças |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Esta dissertação baseia-se no estudo da introdução da música contemporânea
portuguesa de viola d’arco num grupo de alunos de viola d’arco da Casa Pia de
Lisboa, através de composições encomendadas a nove compositores
portugueses. Incide também na análise das atitudes em relação à música
contemporânea portuguesa por parte de professores de viola d’arco
portugueses. Procurou-se ampliar o repertório da viola d’arco através da
encomenda de obras didáticas, e o repertório expressivo dos alunos
envolvidos. Verificou-se que a introdução tardia da música contemporânea no
ensino da música e a desatualização dos programas podem condicionar a
atitude dos músicos em relação à mesma, sendo importante uma mudança de
paradigma. Parecem não existir dificuldades técnicas na abordagem a estas
obras por parte dos alunos. Houve também uma aceitação por parte dos
professores em introduzir estes conceitos, tendo existido igualmente uma
abertura por parte dos compositores contemporâneos envolvidos, em criar
obras didáticas para viola d’arco. This dissertation is based on the study of the introduction of contemporary Portuguese viola music for a group of viola students at the Casa Pia in Lisbon through commissioned works from nine Portuguese composers. Its scope is also focused upon the attitudes of Portuguese viola teachers regarding contemporary Portuguese music, seeking to expand the repertoire of the viola through the commission of didactic works, and the expressive repertoire of the students involved in the study. It was possible to verify that the late introduction of contemporary music in music education and the out of date contents of the viola programs may condition the musicians attitude towards it, making it important the occurrence of a change in paradigm. Apparently there were no technical difficulties on the approach to these works by the students. There was an acceptance in the introduction of these concepts by the teachers, and also an opening from the contemporary composers involved in creating didactic works for viola. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15808 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.