Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15691
Título: European student mobility and intercultural learning at a portuguese university
Outros títulos: Mobilidade estudantil europeia e aprendizagem intercultural numa Universidade portuguesa
Autor: Almeida, Joana Filipa Cardoso Lopes de
Orientador: Costa, Nilza
Simões, Ana Raquel
Fantini, Alvino E
Palavras-chave: Educação
Mobilidade dos estudantes
Ensino superior - Internacionalização
Desenvolvimento das competências
Competência comunicativa
Comunicação intercultural
Educação internacional
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: The purpose of this study is to understand, impact and evaluate the development of intercultural communicative competencies among European credit-seeking exchange students and other sojourners through purposeful intercultural pedagogy. This pedagogy encompasses intentional intercultural- educational approaches which aim to support and enhance sojourners’ intercultural learning throughout the study abroad cycle (pre-departure, in-country and reentry phases). To test and validate these pedagogies a 20-hour intervention was designed and implemented among two cohorts of 31 sojourners during the in-country phase of their sojourn in Portugal. The process to develop and validate the intercultural intervention was driven by a mixed-methods methodology which combined quantitative and qualitative data to triangulate, complement and expand research results from a pragmatic stance. The mixed methods research design adopted is multi-phased and encompasses a multi-case study and an evaluative component. The multi-case component is embodied by sojourner cohorts: (1) the primary case study involves 19 incoming students at the University of Aveiro (Portugal) as participants in the European exchange program Campus Europae; (2) the second case study comprises three incoming Erasmus students and nine highly skilled immigrants at the same university. All 31 sojourners attended two intermediate Portuguese as Foreign Language classrooms where the intervention was employed. Data collection was extensive and involved collecting, analyzing and mixing quantitative and qualitative strands across four research phases. These phases refer to the: (1) development, (2) implementation and (3) evaluation of the intervention, as well as to (4) a stakeholder analysis of the external value of the intervention and of the Campus Europae program. Data collection instruments included pre and posttest questionnaires and semi-structured interviews. Results confirm the intercultural effectiveness of the intervention and the positive impact upon research participants’ intercultural gains. This impact was, however, greater in case study 2. Among explanatory variables, three stand out: (1) participant meaning-making abilities, (2) host language proficiency and related variables, and (3) type of sojourn or exchange programs. Implications for further research highlight the need to systematize purposeful intercultural pedagogy in sojourner populations in general, and in European credit student mobility in particular. In the latter case, these pedagogies should be part of the design and delivery of credit-bearing exchange programs in pre- departure, in-country and re-entry phases. Implications for practice point to the urge to improve intercultural practices in: macro (higher education institutions), mezzo (exchange programs) and micro (sojourner language classrooms) contexts where this research took place, and wider social scenarios they represent.
O propósito deste estudo é compreender, intervir e avaliar o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural de estudantes de intercâmbio europeus com vista à aquisição de créditos e de outros sujeitos em contexto de imersão, através de uma pedagogia intercultural propositiva. Este tipo de pedagogia representa abordagens pedagógico-interculturais que visam auxiliar e otimizar a aprendizagem intercultural destes sujeitos durante o ciclo de intercâmbio (fase prévia à partida, durante o intercâmbio e na reentrada). De forma a testar e validar estas pedagogias, uma intervenção com a duração de 20 horas foi desenhada e implementada em dois coortes de 31 sujeitos durante sua imersão em Portugal. O processo de desenvolvimento e validação da intervenção intercultural foi guiado por uma metodologia mista que combina dados quantitativos e qualitativos para triangular, complementar e expandir os resultados investigativos a partir de uma instância pragmática. O desenho de investigação misto adotado é multifaseado e integra uma componente de estudo de caso-múltiplo e de avaliação. A componente de estudo de caso-múltiplo é corporizada pelos dois coortes de sujeitos em imersão: (1) o principal estudo de caso integra 19 estudantes recebidos pela Universidade de Aveiro (Portugal) enquanto participantes no programa de intercâmbio Europeu Campus Europae; (2) o segundo estudo de caso integra três estudantes Erasmus e nove imigrantes altamente qualificados recebidos pela mesma universidade. Todos os 31 sujeitos frequentaram duas salas aulas de Português Língua Estrangeira, onde a intervenção foi implementada. A recolha de dados foi extensiva e compreendeu a recolha, análise e integração de dados quantitativos e qualitativos ao longo de quatro fases de investigação. Estas fases referem-se ao: (1) desenvolvimento, (2) implementação e (3) avaliação, bem como a (4) uma análise das perceções de stakeholders com o intuito de compreender o valor externo da intervenção e do programa Campus Europae. Os instrumentos de recolha de dados incluíram inquéritos por questionário antes e após a intervenção e entrevistas semi- estruturadas. Os resultados confirmam a eficácia intercultural da intervenção e um impacto positivo nos ganhos interculturais dos participantes. Este impacto foi, no entanto, maior no estudo de caso 2. Entre as variáveis explanatórias, três destacam-se: (1) as capacidades de construção-de-significado dos participantes, (2) a proficiência na língua de acolhimento e varáveis associadas e (3) o tipo de imersão e programas de intercâmbio. Implicações para investigações futuras salientam a necessidade de sistematizar uma pedagogia intercultural propositiva em poluções em imersão, no geral, e na mobilidade europeia estudantil de crédito, em particular. No último caso, estas pedagogias deverão ser parte do desenho e implementação de programas de intercâmbio de crédito na fase prévia à partida, durante o intercâmbio e na reentrada. As implicações de teor prático salientam a premência de melhorar as práticas interculturais nos contextos macro (instituições de ensino superior), meso (programas de mobilidade) e micro (aulas de língua para sujeitos em imersão) onde esta investigação decorreu, bem nos cenários sociais alargados que estes contextos representam.
Descrição: Doutoramento em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/15691
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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