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Título: Gestão de trajetos fora de estrada
Autor: Goulart, Luís Carlos de Melo
Orientador: Rodrigues, Mário Jorge Ferreira
Gonçalves, Pedro Alexandre de Sousa
Palavras-chave: Geoinformática
Sistemas de informação geográfica
Sistemas de posicionamento global
Serviços web
Viagens turísticas - Gestão
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Anualmente, realizam-se no país inúmeras iniciativas de Todo-Terreno Turístico (TTT) onde são automaticamente registadas as coordenadas de Global Positioning System (GPS) por aplicações de dispositivos móveis. Este tipo de informação pode ser utilizada, quer para fins de divulgação turística, quer por outro tipo de entidades que necessitem de circular nesses caminhos rurais, tipicamente no meio da montanha. Entre outras, são registadas a posição, velocidade e altitude do veículo, o que permite obter informações relevantes, tais como, se o percurso se encontra transitável ou qual a velocidade recomendada. Por exemplo, durante os combates a incêndios, os bombeiros e proteção civil poderão saber se estes percursos são utilizáveis no planeamento dos combates a incêndios com reduzida probabilidade de complicações relativa ao acesso dos veículos, melhorando assim o tempo de resposta. O presente documento discute como poderá ser concebida uma aplicação web mapping, de código aberto, que permita a partilha, utilização e valorização de dados relativos aos percursos todo-terreno dos praticantes de TTT. O presente documento descreve como a aplicação desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado permite selecionar e ordenar possíveis trajetos que incluem os trajetos de TTT, apresentando as caraterísticas do terreno de modo a auxiliar a tomada de decisão por membros das corporações de Bombeiros. Será igualmente apresentada a interface atual da aplicação que inclui um mapa dinâmico e um gestor de pontos de referência.
Each year, several touristic off-road initiatives (TTT, from Portuguese Todo- Terreno Turístico) are organized, where Global Positioning System (GPS) track coordinates are recorded by participants, using handheld devices. This kind of information can be used either for tourism advertisement, or by other entities who need to use such roads, typically in rough terrains. Among other, vehicle position, speed, and altitude are usually registered. This data allows for inferring relevant information, such as the difficulty of the road and the recommended speed for a variety of scenarios. For instance, during fire-fighting, fire and civil protection can verify if these paths are useful and appropriate for their vehicles, reducing the likelihood of vehicle access complications, thus improving response time. This dissertation discusses the design of an open source web mapping application that features track sharing and recovery of data on such tracks, in order to generate value for other activities. It describes how the application selects and sorts paths, composed by off-road tracks and regular roads, using diverse features to assist the decision making process of institutions, such as Fire Department corporations. The current interface of the application is presented, which includes a dynamic map and a landmark manager.
Descrição: Mestrado em Geoinformática
URI: http://hdl.handle.net/10773/15674
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ESTGA - Dissertações de mestrado

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