Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15648
Title: O cinema como recurso didático no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Author: Vieira, Olga Elisabete Caldas
Advisor: García Méndez, María Jesús
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Estratégias da aprendizagem
Expressão oral
Metodologia de ensino
Cinema
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório final de estágio insere-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I - II e do Seminário de Investigação em Didática das Línguas Estrangeiras I – II, e tem por finalidade apresentar um projeto com contornos de investigação-ação desenvolvido com o intuito de estudar as potencialidades didáticas do cinema e de perceber em que medida este recurso poderá ajudar os discentes a desenvolverem e melhorarem competências de expressão oral, além de outras aprendizagens. Na primeira parte deste trabalho, e tendo por base um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, elaboramos o enquadramento teórico que expõe a temática das potencialidades do cinema como recurso didático. Numa segunda parte, numa abordagem mais prática, são apresentadas propostas didáticas com o propósito de comprovar e aplicar os pressupostos teóricos apresentados. Para o efeito e como instrumentos de recolha de dados, fizemos uso de inquéritos por questionário e da análise documental de manuais e de trabalhos realizados pelos discentes. Estes dados foram tratados através de uma análise de conteúdo e de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos. Este projeto de investigação revestiu-se de grande importância ao justificar que os benefícios proporcionados pelo uso do cinema em contexto didático contribuem para o sucesso da aprendizagem dos alunos. A título de conclusão, recomenda-se uma maior utilização do cinema como recurso didático, consciencializando os discentes e docentes das suas potencialidades enquanto promotor de aprendizagem.
This final report was developed in the context of the subjects: “Prática de Ensino Supervisionada I - II and Seminário de Investigação em Didática das Línguas Estrangeiras I – II” of the training course and aims to present a project with outlines of action research focused on understanding the didactic potential of the cinema as a resource in teaching second languages and analyse to what extent it can improve students’ ability to develop oral communication skills and other learnings. In the first part of this work, based on a set of specialized bibliography on the topic, we developed the theoretical framework that exposes the potential of cinema as a didactic resource. In the second part and in a more practical approach, we planned and applied didactic proposals in order to sustain the theoretical presuppositions presented. Thus, we applied materials for data collection, such as questionnaires, the analysis of school books and material produced by the students. The data collected was then analyzed through quantitative and qualitative methodological procedures. This kind of Research Project was of considerable importance to justify that the benefits provided by the use of cinema in didactic context contribute to the success of students' learning. To sum up, we strongly recommend a greater use of the cinema as a didactic resource, raising both students’ and teachers’ awareness to its potential as a learning promoter.
Este trabajo ha sido desarrollado en el contexto de las asignaturas Prática de Ensino Supervisionada I – II y del Seminário de Investigação em Didática das Línguas Estrangeiras I – II, las cuales tienen como objeto presentar un proyecto basado en la investigación-acción y, en nuestro caso particular, con el principal objetivo de estudiar las potencialidades didácticas del cine, valorando hasta qué punto este recurso puede ayudar a los alumnos a mejorar sus destrezas de expresión oral, además de otros aprendizajes. En la primera parte de este trabajo, y partiendo de un repertorio de bibliografía especializada sobre el tema, ha sido elaborado un apartado teórico que ofrece informaciones sobre las potencialidades del cine como recurso didáctico. En la segunda parte del proyecto, y ya en una vertiente más práctica, se presentan algunas propuestas didácticas, a fin de comprobar y poner en práctica los supuestos teóricos presentados anteriormente. Para ello, recurrimos, como instrumentos de recogida de datos, a varias encuestas, al análisis de manuales y de los trabajos producidos por los alumnos. Estos datos fueron analizados según su contenido, considerando procedimentos cuantitativos y cualitativos. Creemos que este proyecto de investigación tuvo especial importancia en la medida que se justifican las ventajas del uso del cine como recurso didáctico, contribuyendo así para el éxito del aprendizaje de Español Lengua Extranjera. A título de síntesis, se aconseja una utilización más frecuente del cine como recurso didáctico, concienciando a discentes y docentes de sus potencialidades como promotor de aprendizaje.
Description: Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) no Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/15648
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO OLGA versão final.pdf5.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.