Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15641
Title: Aplicação de um value stream map nos serviços após venda automóvel
Author: Oliveira, Lídia Marina Ferreira
Advisor: Rosa, Maria João Machado Pires da
Keywords: Engenharia e gestão industrial
Minimização de resíduos
Eficiência industrial
Indústria automóvel
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O projeto desenvolvido tem como objetivo principal a melhoria da eficiência na prestação de serviços de reparação de chapa e pintura na Caetano Auto Colisão, através da aplicação de ferramentas associadas à filosofia Lean. Apesar das ferramentas e técnicas lean estarem bem exploradas nas empresas de produção e manufatura, o mesmo não se verifica em relação às empresas da área dos serviços. O Value Stream Mapping é uma ferramenta lean que consiste no mapeamento do fluxo de materiais e informação necessários para a realização das atividades (que acrescentam e não acrescentam valor), desempenhadas pelos colaboradores, fornecedores e distribuidores, desde a obtenção do pedido do cliente até à entrega final do serviço. Através desta ferramenta é possível identificar as atividades que não acrescentam valor para o processo e propor medidas de melhoria que resultem na eliminação ou redução das mesmas. Com base neste conceito, foi realizado o mapeamento do processo de prestação de serviços de chapa e pintura e identificados os focos de ineficiência. A partir desta análise foram sugeridas melhorias que têm como objetivo atingir o estado futuro proposto assim como tornar o processo mais eficiente. Duas destas melhorias passaram pela implementação dos 5S na sala das tintas e pela elaboração de um relatório A3 para o centro de lavagens. O projeto realizado permitiu o estudo de um problema real numa empresa de serviços, bem como a proposta de um conjunto de melhorias que a médio prazo se espera virem a contribuir para a melhoria da eficiência na prestação de serviços de chapa e pintura.
The scope of this project is to improve the efficiency in the body repair and painting services at Caetano Auto Colisão, by applying tools associated with the Lean philosophy. Although the lean tools and techniques are well explored in the production and manufacturing companies, the same is not true for companies in the services area. The Value Stream Mapping is a lean tool that consists of mapping the flow of materials and information needed to carry out the activities (both value added and non-value added activities), performed by employees, suppliers and distributors, from the customer's request to the final delivery service. With this tool we can identify the activities that don’t add value to the process and suggest improvement measures that result in their reduction or elimination. Based on this concept, the mapping of the process of body repair and painting services has been done and its inefficiencies focus identified. From this analysis, improvements were suggested which aim to achieve the proposed future state as well as make the process more efficient. Two of these improvements have gone through the implementation of 5S in the painting shop and for the preparation of an A3 report to improve the process of vehicles valet washing. This project allowed the study of a real problem in a service business, and the proposal of a set of improvements that in the medium term are expected to contribute to a refined efficiency in the body repair and painting process.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/15641
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aplicação de um value stream map nos serviços após venda automóvel.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.