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Título: A linguagem dos relatórios anuais como indicador da situação finaceira
Autor: Dias, Willi Miguel dos Santos
Orientador: Fonseca, Raquel Matias da
Palavras-chave: Estratégia empresarial
Comunicação organizacional
Comunicação da informação
Relatórios de actividades
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Os relatórios anuais são documentos elaborados pelas organizações e são dos meios mais utilizados na comunicação de informação aos stakeholders, bem como na promoção da própria organização. Esta dissertação apresenta o estudo da linguagem contida nos relatórios anuais e sua relação com os resultados divulgados, de 14 organizações cotadas no PSI20, utilizando dois tipos de dados: dados quantitativos (rácios e indicadores financeiros) e dados qualitativos (termos linguísticos). Foram analisados 31 dados quantitativos e 70 dados qualitativos, em que através de métodos estatísticos e posterior análise comparativa, se verificou a existência de determinadas tendências. Os resultados obtidos indicam que as organizações não são indiferentes na divulgação de informação através dos relatórios anuais, e que o desempenho tem influência na forma como as organizações divulgam os seus resultados. Os resultados revelam também que os conteúdos textuais dos relatórios anuais, para além de reflectirem principalmente os resultados do ano, referenciam os acontecimentos que levaram à obtenção dos resultados, e dão indicações de variações futuras dos resultados. Este tipo de análise pode também ser utilizado, para melhor compreender as estratégias de comunicação e divulgação das organizações, e para prever variações futuras dos resultados. ABSTRACT: Annual reports are documents prepared by organizations and one of the most used communication channels of information to stakeholders, as well as in promoting the organization itself. This paper presents the study of the language contained in the annual reports and their connection with the results, of 14 listed organizations on the PSI20, using two types of data: Quantitative Data (financial ratios) and Qualitative Data (linguistic terms). 31 quantitative data and 70 qualitative data were analyzed, in which through statistical methods and succeeding association analysis, was discovered the existence of certain trends. The results indicate that organizations are not indifferent on the communication of information through annual reports, and that performance affects the way organizations communicate their results. The results also show that the textual content of annual reports reflects, primarily, the results of the year, adding up events that led to the results obtained and providing future changes of the results. This analysis can also be used for better understanding of organizations’ communication strategies, and to predict future changes in the results.
Descrição: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1563
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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