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dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto dept
dc.contributor.authorBrandão, Maria Inês Moreirapt
dc.date.accessioned2016-06-02T16:11:37Z-
dc.date.available2016-06-02T16:11:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15639-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
dc.description.abstractO presente projeto foi desenvolvido no departamento de logística industrial da empresa Renault CACIA, S.A., teve como objetivo a implementação do processo de abastecimento por comboio logístico, limitando o uso de empilhador às zonas de armazenamento. Para isso foi necessário estudar o modo de funcionamento utilizado e quais as alterações necessárias. Numa primeira fase foram estudados conceitos como o pensamento lean e os seus princípios, desperdícios e a filosofia Kaizen, também foram abordados conceitos lean aplicados à logística para uma melhor compreensão do documento e do projeto desenvolvido. Na segunda fase encontra-se o estudo realizado na empresa, onde foram descritas várias propostas de melhorias para a possível realização do projeto, nomeadamente, alterações ao nível do bordo de linha, definição de novos sentidos de circulação, definição de uma zona de transferência e a definição de circuitos de abastecimento de forma a tornar o trabalho mais standard e minimizar tarefas sem valor acrescentado.pt
dc.description.abstractThe present project has been developed in the industrial logistics department of the company Renault CACIA, S.A., aiming to implement a supply process through a logistical train, limiting the use of forklifts to storage areas. This required the study of the previous operating mode and all the necessary changes. In a first stage, it was important to study concepts like lean thinking and its principles, waste and Kaizen philosophy, as well as lean concepts applied to logistics, to a better understanding of the project under development. On the other hand, the second stage represents the work carried out in the enterprise. Various improvement proposals have been described in order to develop the project, such as modifications in the line edge level, definition of new circulation directions, transfering zones and supplying circuits, in order to standardize work and minimize tasks without any added value.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia e gestão industrialpt
dc.subjectIndústria automóvelpt
dc.subjectEficiência industrialpt
dc.subjectMinimização de resíduospt
dc.subject.otherComboio logísticopt
dc.subject.otherabastecimentopt
dc.subject.otherpensamento leanpt
dc.subject.otherlogísticapt
dc.subject.othermelhoria contínuapt
dc.titleOptimização dos fluxos de abastecimento numa indústria automóvelpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201584948-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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