Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15612
Title: A internacionalização de PME: o caso da Carvalheira, Bastos Lda.
Author: Carvalheira, Alexandra Marisa Bastos
Advisor: Moreira, António Carrizo
Keywords: Gestão
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Estudos de caso
Carpintaria
Defense Date: 31-Jul-2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente, a internacionalização é uma estratégia adotada por muitas empresas, independentemente da sua dimensão com o intuito de enfrentar o abrandamento económico no seu mercado doméstico e impulsionar o seu crescimento. No caso das PME, as principais razões que as levam a sair do seu mercado doméstico e a arriscar em mercados externos prendem-se com motivações reativas e muitas vezes exógenas, como sejam a saturação do mercado doméstico, as pressões da concorrência e as relações com os clientes. Assim, a crise financeira no país, aliada à crise no setor da construção civil, leva esta PME portuguesa, do ramo da carpintaria de limpo, a procurar novas oportunidades no exterior. No entanto, como tem consciência da falta de experiência e conhecimento nos mercados internacionais, começa por abordar os mercados numa lógica de procura de novas oportunidades, aproveitando as oportunidades que lhe são dirigidas e vendo nestas uma forma de aprofundar relacionamentos e ganhar experiência neste âmbito. Posteriormente, este conhecimento e experiência permitir-lhe-á enveredar por uma estratégia de internacionalização mais ativa, abandonando/diminuindo a lógica de oportunidade e apostando numa lógica mais estruturada e planeada. Este trabalho, ao tirar proveito de um único estudo de caso, pretende analisar a perspetiva evolutiva da empresa, e como uma estratégia empreendedora, a confiança e a incorporação em redes de relacionamentos facilitam o processo de abertura aos mercados externos.
Nowadays, internationalization is a strategy adopted by many companies, regardless of size, to face the economic slowdown on their domestic market, and boost their growth. In the case of SMEs, the main reasons that lead them to leave their domestic market and venture in foreign markets are reactive, often exogenous motivations as market saturation, competitive pressures and relationship with clients. Thus, the financial crisis felt in the domestic market, allied to the crisis the civil construction went through, led this SME from clean carpentry sector to seek new opportunities in foreign markets. However, as it is aware of the lack of experience and knowledge in foreign markets, it decided to internationalize based on an opportunity seeking strategy, taking advantage of the opportunities spotted, seeing in this opportunities a way to gain experience and knowledge in foreign markets. Later on, the knowledge and experience internalized allows the firm to follow an internationalization perspective based on a more active, planned, and structured perspective. This work, using a single case study method seeks to the evolutionary perspective of the company, and how an entrepreneurial, trust-based, networked strategy facilitates the foreign markets opening up process.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15612
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese1.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.