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Title: Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
Author: Santos, Joana Alves dos
Advisor: Gomes, Ana Allen
Keywords: Psicologia clínica
Psicologia da saúde
Sono
Perturbações do sono
Desenvolvimento das crianças
Problemas emocionais
Psicologia infantil
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O sono é um dos principais preditores de um desenvolvimento infantil saudável, sendo que, alterações nos padrões de sono têm revelado estar associados a problemas emocionais e comportamentais em crianças. Apesar do crescente volume de investigação sobre estes temas, os estudos com recurso a métodos objectivos para estimar padrões de sono são menos numerosos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo estudar os padrões de sono em crianças, usando um método objetivo, e a sua associação com sintomas emocionais e comportamentais. A amostra incluiu 80 crianças, 34 do sexo masculino e 46 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos (M=7.65; DP=1.77), a frequentar do Jardim de Infância ao 6º ano de escolaridade. Cada criança utilizou um actígrafo durante 7 a 14 noites/dias consecutivos para medição dos padrões de sono, e os pais/encarregados de educação e educadores/professores preencheram o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire – SDQ, Goodman, 1997) para avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais. Os resultados revelaram uma associação significativa (p < 0.05) entre a Eficiência do Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=-.249) para o SDQ-Versão Pais. No SDQ-Versão Professores verificaram-se associações entre o Ponto Médio de Sono em dias de escola e Sintomas Emocionais (r=-.284), entre a Hora de Levantar ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.311) e Hiperatividade (r=.320), entre o Período de Sono ao fim-de-semana e a Hiperatividade (r=.285), e entre o Ponto Médio de Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.281). Os resultados do presente estudo apontam para a associação entre algumas variáveis de sono e problemas comportamentais e emocionais. Neste sentido, poderá ser pertinente uma especial atenção, por parte dos profissionais de saúde, relativamente aos hábitos e dificuldades de sono quando avaliam ou intervêm em crianças com problemas emocionais ou de comportamento. No entanto, é necessário investigação futura para esclarecer o sentido destas associações.
Sleep is one of the main predictors of a healthy child development, and alterations on sleep patterns have been associated to emotional and behavioral problems in children. Although the growing body of research on this matter, studies using objective measures to estimate sleep patterns are less numerous. Therefore, the present work aimed to study children’s sleep patterns, using an objective measure, and its associations with emotional and behavioral symptoms. The selected sample included 80 Portuguese children, 34 males and 46 females, with ages ranging from 4 to 11 years old (M=7.65; SD=1.77), attending kindergarten to 6th grade. Each child used an actigraph for 7 to 14 consecutive nights/days, to measure sleep patterns, and their parents/tutors and educators/teachers completed the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ, Goodman, 1997; 2001) in order to evaluate emotional and behavioral symptoms. The results revealed a significant association between Sleep Efficiency on weekends and Behavioral Problems (r=-.249) on the SDQ-Parents Version. For the SDQ-Teacher Version, the results revealed associations between the Mid Sleep Point on school days and Emotional Symptoms (r=-.284), between Rise Time on weekends and Behavioral Problems (r=.311) and Hyperactivity (r=.320), between Sleep Period on weekends and Hyperactivity (r=.285), and between Mid Sleep Point on weekends and Behavioral Problems (r=.281). The results of the present study point to associations between some sleep variables and emotional and behavioral symptoms. Thus, it might be relevant for health professionals to pay special attention to sleep habits and difficulties when evaluating or intervening on children with emotional or behavioral problems. However, there is still a need for future investigation to clarify the direction of these associations.
Description: Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica
URI: http://hdl.handle.net/10773/15578
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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