Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15565
Título: Materiais e técnicas de policromia da talha barroca erudita e popular do noroeste de Portugal
Autor: Barata, Carolina Sofia Sarrazola
Orientador: Rocha, Fernando Joaquim Tavares
Cruz, António João Carvalho
Palavras-chave: Geociências
Talha dourada - Porto (Portugal)
Minerais de argila
Gesso
Ouro - Revestimentos
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A talha dourada é uma das expressões mais significativas do barroco ibérico e de muitas das suas extensões ultramarinas. Consiste no revestimento de peças esculpidas em madeira, geralmente aplicadas em estruturas arquitetónicas, com uma sequência de camadas de gesso, bolo e folha de ouro. Embora tenha já sido objeto de importantes e detalhados estudos de natureza histórica, em Portugal só recentemente têm sido realizados estudos laboratoriais que, no entanto, ainda não permitem obter uma visão global dos aspetos materiais e técnicos da talha portuguesa. A oportunidade de desenvolver este trabalho no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro permitiu o estudo analítico dos componentes minerais dos materiais de douramento, com destaque para o bolo, argila medicinal cujas aplicações no campo artístico não tinham sido estudadas até ao momento. Seguindo uma metodologia habitualmente usada em Geociências, pretendeuse responder a questões colocadas pela História da Arte e pela Conservação tais como: se pode ser estabelecida uma relação entre os bolos usados em douramento e a argila comum existente em Portugal, como sugerem alguns documentos históricos; se os materiais e técnicas usadas em douramento se mantiveram inalterados ao longo do tempo como parece ter acontecido através das evidências históricas e dos dados analíticos publicados até ao momento; se as obras com características eruditas existentes em centros urbanos como a cidade do Porto se distinguem das obras populares realizadas na sua envolvente rural a respeito de materiais e de técnicas. Para a análise de micro amostras recolhidas de um conjunto de obras eruditas (Porto) e de um conjunto de obras populares (envolvente rural) usou-se microscopia ótica de reflexão com luz polarizada, microscopia eletrónica de varrimento acoplada a espectrometria de raios X dispersiva de energias, difratometria de raios X convencional, difratometria de raios X com radiação de sincrotrão e micro espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier. Argilas de origem e composição conhecidas foram usadas como referência para comparação com os resultados analíticos das obras e para a realização de ensaios. Os resultados demonstraram que o bolo é uma argila vermelha fundamentalmente caulinítica, com concentrações de ilite e esmectite variáveis, o que constitui um material adequado para preparações de douramento devido ao reduzido tamanho das partículas, hábito lamelar, baixa plasticidade, resistência a variações de humidade e cor quente. Regista-se uma dicotomia entre as obras da cidade do Porto e as da sua envolvente rural verificada através de uma maior heterogeneidade na composição do bolo usado em obras rurais, heterogeneidade essa relacionada com a proporção de aditivos. Conclui-se que, independentemente de o fornecedor dos materiais poder ser comum, nos grandes centos artísticos, onde estavam sediadas as corporações, os materiais e as técnicas tendem a ser mantidos constantes entre oficinas e ao longo do tempo.
Carved gilded wood is one of the most important forms of expression of the baroque art, both in the Iberian Peninsula and in the former American colonies. It is characterized by the application of a sequence of gypsum, bole and gold leaf layers over the surface of sculpted wooden pieces, usually applied on architectural structures. Although it has already been the subject of important researches in the field of Art history, only recently studies based on an analytical approach have been developed. However they do not yet allow a global view of the material and technical aspects of the Portuguese gilded works. The analytical study of the mineral components of gilding materials developed within this research was undertaken at the Geosciences Department of the University of Aveiro. Special attention was dedicated to the boles, healing clays which artistic applications were never studied before. Following a methodology usually applied in Geosciences it was intended to answer some questions raised by Art History and Conservation such as: if a relationship can be established between these boles and common Portuguese red clays, as suggested by historical documents; if materials and techniques used in gilding remained unchanged over time as suggested by historical evidence and analytical results that have been published so far; if artistic quality, related to important urban centres such as Oporto, has a relation with the materials and techniques applied in the works when compared to the ones used in popular pieces produced in the rural surroundings. Micro samples collected from a group of erudite works (Oporto) and a group of popular ones (rural surroundings) were analysed by optical microscopy, scanning electron microscopy coupled with X-ray energy dispersive spectrometry, conventional X-ray diffraction, X-ray diffraction with synchrotron radiation and Fourier transform infrared spectroscopy. Portuguese clay references with known composition and provenance were used for comparison with analytical data collected from the historical samples and also for the preparation of tests. Results showed that boles are red clays, mainly kaolinitic, with variable concentrations of illite and smectite. This corresponds to a suitable material to be used as a ground for gilding, for small plate like particles, low plasticity, resistance to moisture variations and warm colour. There is a dichotomy between popular and erudite pieces based on a higher heterogeneity of the bole composition in popular works. Heterogeneity is related to the proportion of additives. It is concluded that, although materials might have had the same supplier, materials and techniques followed a more controlled process in urban centres where professional corporations were based.
Descrição: Doutoramento em Geociências
URI: http://hdl.handle.net/10773/15565
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