Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15561
Title: Participação parental : papel da web social numa comunidade educativa com surdos
Author: Alves, Susana Maria Capitão da Silva
Advisor: Almeida, Ana Margarida Pisco
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A inclusão de crianças com surdez pode ser potenciada pelo recurso às ferramentas da web social, destacando-se, neste processo, a importância da construção de relações de colaboração entre toda a comunidade educativa, sendo fundamental valorizar o papel das famílias como potenciadoras de aprendizagem nos diferentes contextos para além da escola. Com o estudo apresentado na presente tese pretende-se compreender de que forma a web social é facilitadora do desenvolvimento de comunidades de partilha que potenciem a aprendizagem de novas competências nos pais, nos alunos e nos profissionais envolvidos. Através de uma metodologia de investigação-ação, ao longo de dois ciclos de investigação, foram analisadas as dinâmicas evolutivas de uma comunidade online desenvolvida numa Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos e identificados fatores de mudança e melhoria. Houve evidências de melhoria das competências de literacia digital dos vários grupos de participantes e da mais valia da utilização da comunidade online para a comunicação entre pais e profissionais e entre pais e filhos, gerando um maior suporte à aprendizagem das crianças com surdez. Os resultados indicaram haver ainda a necessidade de promover uma maior formação para profissionais e famílias sobre a implementação de dinâmicas de participação parental e sobre a utilização das ferramentas da web social para a personalização de atividades para as crianças com surdez e para a maior comunicação entre casa e escola. A realização deste estudo contribuiu para identificar dinâmicas promotoras da participação parental, alertando para a necessidade de incluir as famílias como parceiros ativos, adequando e individualizando as práticas pedagógicas, onde as próprias crianças têm um papel essencial na aproximação família-escola.
The inclusion of children with deafness may be enhanced by the use of social web tools. In this process, there is highlighted the value of building collaborative relationships among the whole school community, where is crucial to enhance the role of families to potentiate learning in the different contexts beyond school. The study presented in this thesis aims to understand how the social web is a facilitator of the development of these communities in order to enhance the learning of new skills by parents, students and professionals. Through a methodology of action research over two cycles of research, the evolutionary dynamics of an online community at a School of Reference for the Bilingual Education of Deaf Students was developed and there were identified drivers of change and improvement. There was evidence of improved digital literacy skills of the various groups of participants and the added value of using the online community for the communication between parents and professionals and between parents and children, generating further support for the learning of children with deafness. The results have also indicated the need to promote greater training for professionals and families concerning the implementation of parental involvement dynamics and also the use of the social web tools for customizing activities for children with deafness and for better communication between home and school. This study contributed to identify dynamic promoters of parental engagement, stressing the need to include families as active partners, adapting and individualizing teaching practices, where children themselves have a key role in connecting family and school.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/15561
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf22.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.