Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15524
Title: Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Author: Oliveira, Regina Fátima Seixas
Advisor: Loureiro, Maria João
Keywords: Tecnologias da informação
Internet - Ensino básico 3º ciclo
Desenvolvimento da educação
Problemas de comportamento
Estudo de caso
Adolescentes
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A adição à Internet por parte dos adolescentes pode resultar em dificuldades no modo como os mesmos gerem o tempo despendido na Internet, podendo resultar em comportamentos problemáticos com sinais e sintomas análogos aos dos outros vícios, nomeadamente as drogas, o álcool, entre outros, que causam dependência. Conscientes desta problemática, pretendeu-se desenvolver uma abordagem ao tema que levasse os alunos a tomar consciência dos problemas associados ao uso excessivo da Internet, contando com o envolvimento dos pais/encarregados de educação. Salienta-se também o facto de serem muito escassos os estudos nacionais nesta área, o que confere pertinência à realização deste trabalho. Em consonância, este estudo pretendeu dar resposta à seguinte questão de investigação: Como promover uma utilização mais sustentável/saudável da Internet, com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo os pais/encarregados de educação? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo estudo de caso singular. Para recolher os dados foram aplicados três inquéritos por questionário, um dirigido aos alunos, em formato online e dois em suporte de papel, outro dirigido aos pais/encarregados de educação, também em suporte de papel. Explorou-se ainda a observação participante dado a investigadora ter assumido o papel de professora da turma em que foi realizado o estudo e analisou-se produções dos alunos. Os resultados indicam que a grande maioria dos alunos referiu que usa a Internet em casa, seguindo-se a sua utilização na escola, nos intervalos ou quando não têm aulas. Maioritariamente, os alunos admitiram utilizar a Internet na escola em contexto de sala de aulas e em clubes/atividades na escola e nas aulas de substituição. Poucos alunos se enquadram nos comportamentos de adição à Internet, tendo os mesmos indicado os perigos do uso abusivo da Internet, sugerindo medidas para evitar os comportamentos de risco. As atividades realizadas com os alunos, tendo envolvido também os pais/encarregados de educação, permitiram concluir que estes tomaram mais consciência acerca dos problemas associados a um uso abusivo da Internet. Estes resultados consubstanciam a necessidade de se continuar a promover atividades em contexto escolar, com a participação de todos os agentes educativos, como medida de prevenção dos fatores de risco da adição à Internet e respetivas consequências em adolescentes, fomentando um uso mais saudável e responsável da Internet.
Internet addiction by adolescents can result in difficulties in the way they manage the time spent on the Internet and may result in problematic behaviors with similar signs and symptoms to those of other addictions, including drugs, alcohol, among others, being addictions. Aware of this problem, the aim was to develop an approach to the issue that would lead students to become aware of the problems associated with excessive Internet use, with the involvement of parents / guardians. It also points out that they are very few national studies in this area, giving relevance to this work. Accordingly, this study aims to answer the following research question: How to promote a more sustainable / healthy use of the Internet, with students of the 3rd cycle of basic education, involving parents / guardians ? From a methodological point of view, this If a descriptive character study, study of unique case type. To collect the data were applied three questionnaire surveys, one headed to the students in an online format and two in paper format, the other directed to the parents / guardians, also on paper format. It also was explored participant observation by the researcher who was also the class teacher on which the study was conducted and analyzed the student productions. The results indicate that the vast majority of students reported using the Internet at home, followed by its use at school, during breaks or when they have no classes. Mostly, students admitted using the Internet at school in the context of the classroom and in clubs / activities at school and in replacement classes. Few students fall in behaviors Internet addiction, and they indicated the dangers of abusive use of the Internet, suggesting measures to avoid risky behaviors. The activities carried out with students, and also involved the parents / guardians, showed that these had taken more awareness about the problems associated with the misuse of the Internet. These results substantiate the need to continue to promote activities in schools, with the participation of all educators as a measure of prevention of risk factors in Internet addiction and their respective consequences in adolescents, promoting a healthier and more responsible use of Internet.
Description: Mestrado em Didática - Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/15524
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado



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