Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15476
Title: Programa de apoio psicológico no idoso®(PAPI): um estudo de estimulação cognitiva em idosos institucionalizados
Author: Ribeiro, Vanessa Andrade
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Keywords: Psicologia da saúde
Psicologia cognitiva
Processos cognitivos
Terapia cognitiva
Pessoas idosas
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Em Portugal a tendência para o envelhecimento demográfico tem vindo a aumentar nos últimos anos. O índice de envelhecimento entre 2012 e 2060 poderá aumentar de 131 para 307 idosos por cada 100 jovens (INE, 2014). Recentemente têm sido realizados vários estudos com idosos que realçam a necessidade de se intervir, junto de uma população idosa em várias dimensões de vida em particular na intervenção cognitiva com idosos. O presente trabalho tem como objetivo caraterizar e realizar uma intervenção cognitiva nos utentes das Instituições do Centro Paroquial Social de Meãs do Campo e do Centro Social Paroquial da Carapinheira, com idades superiores a 54 anos. O estudo inseriu-se num projeto de investigação mais amplo intitulado Programa de Apoio Psicológico no Idoso® (PAPI) que tem como principal objetivo a avaliação e a estimulação cognitiva (individual). Mediante a autorização das Instituições para a realização deste estudo, foram selecionados 37 utentes que cumprissem os critérios de inclusão e exclusão. Foi criado um Grupo Experimental (GE) o qual foi submetido à aplicação do PAPI e um Grupo de Controlo (GC) sem intervenção. O GE foi constituído por 18 indivíduos (10 mulheres e 8 homens) com idades compreendidas entre os 63 e os 93 (M=81,81;DP=1,37). O GC foi constituído por 19 indivíduos (13 mulheres e 6 homens) com idades compreendidas entre os 58 e os 90 anos (M=79,76;DP=1,29). A avaliação psicológica no PAPI foi feita através da aplicação dos instrumentos: MoCA, MMSE, GDS, IAG no pré e pós-teste e, as sessões de estimulação apenas foram aplicadas ao GE. Os resultados desta investigação evidenciam que aplicação do PAPI foi gratificante, houve uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo. No GE em relação ao género, os idosos do sexo feminino tiveram efeito nos resultados do MMSE (t(9)=-2,8), do MoCA (t(9)=3,078) e do EGD (t(9)=-10,12), e os do sexo masculino apenas tiveram efeito nos resultados do MMSE (t(7)=-2,728) e do MoCA (t(7)=-10,267). No GC não há evidência de que os resultados tenham sofrido alterações para ambos os sexos. Relativamente ao nível de escolaridade, verificou-se que no GE os idosos com e sem escolaridade obtiveram efeitos positivos nos resultados, contudo o mesmo não se verificou no GC, pois não há evidências que os resultados tenham sofrido alterações para os idosos com e sem escolaridade. Relativamente à escolaridade no GE os idosos obtiveram efeitos positivo nos resultados assim como os idosos sem escolaridade, o mesmo não se verificou no GC, pois não há evidências que os resultados tenham sofrido alterações para os idosos com e sem escolaridade. São referidas algumas implicações para a prática de intervenção Psicológica com a população idosa, visando a prevenção dos declínios cognitivos e a promoção da qualidade de vida dos idosos.
In Portugal the trend towards an aging population has been increasing in recent years. The aging index between 2012 and 2060 may increase from 131 to 307 elderly per 100 youth (INE, 2014). Recently several studies have been conducted with seniors that highlight the need to intervene, along with an elderly population in various dimensions of life in particular in cognitive intervention with the elderly. This study aims to characterize and perform a cognitive intervention on users of the institutions of the Social Parish Centre Meãs do Campo and the Parish Social Center Carapinheira, aged over 54 years. The study was part of a broader research project entitled Psychological Support Program in Idoso® (PAPI) whose main objective evaluation and cognitive stimulation (individual). With the permission of the institutions to carry out this study, we selected 37 clients who met the inclusion and exclusion criteria. An Experimental Group (GE) which was submitted to the application of PAPI and Control Group (CG) without intervention was created. The GE consisted of 18 subjects (10 women and 8 men) aged between 63 and 93 (M = 81.81, SD = 1.37). The GC consisted of 19 subjects (13 women and 6 men) aged between 58 and 90 years (M = 79.76, SD = 1.29). A psychological evaluation in PAPI was made through the application of instruments: MoCA, MMSE, GDS, IAG pre- and posttest and the stimulation sessions were only applied to GE. The results of this research show that implementation of the PAPI was rewarding, there was a statistically significant difference between the experimental group and the control group. In GE in relation to gender, female seniors had an effect on the results of the MMSE (t (9) = - 2.8), the MoCA (t (9) = 3.078) and the EGD (t (9) = - 10,12) and male only had an effect on the results of the MMSE (t (7) = - 2.728), and MoCA (t (7) = - 10.267). In the control group there is no evidence that the results have been modified for both sexes. As regards the level of education, it was found that the GE older people with and without education had positive effects on the results, but the same did not occur in the GC because there is no evidence that the results have been modified for older people with and without education. With regard to education in the EG the elderly had a positive effect on the results as well as older people with no education, the same did not occur in the CG, because there is no evidence that the results have been modified for the elderly with and without schooling. They are referred to some implications for the practice of Psychological intervention with the elderly, aimed at the prevention of cognitive decline and promote the quality of life for seniors.
Description: Mestrado em Psicologia da Saúde - Psicologia da Reabilitação Neuropsicológica
URI: http://hdl.handle.net/10773/15476
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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