Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15474
Title: A biblioteca escolar: um projeto de leitura e saberes intergeracional
Author: Valente, Isabel de Oliveira Mendes
Advisor: Estrela, Sónia Catarina Lopes
Keywords: Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Relações intergerações
Pessoas idosas
Crianças
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral aferir em que medida o intercâmbio entre alunos do 3º ano e os idosos, promove a leitura nas crianças, o diálogo intergeracional e a troca de saberes,tendo a biblioteca escolar como mediadora. A escolha do tema prende-se com a escassa convivência entre gerações na nossa sociedade, na qual os idosos, embora em número crescente, parecem ser cada vez mais esquecidos e marginalizados. Um conjunto de preconceitos gerontofóbicos tem afetado negativamente as suas vidas a nível social e psicológico. Neste projeto estão diretamente envolvidas três turmas do 3.º ano da Escola Básica do 1º Ciclo Visconde de Salreu e os idosos utentes do lar /centro de dia do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca. A biblioteca escolar funcionará como mediadora deste intercâmbio que será materializado num estudo de caso. A concretização e avaliação do estudo far-se-á mediante o tratamento de dados recolhidos através de inquéritos e entrevistas semiestruturadas aos idosos, aos colaboradores do lar /centro de dia, às crianças e respetivos professores, a que se seguirá a análise do seu conteúdo. Este trabalho apresenta as atividades realizadas com vista ao desenvolvimento e promoção da prática da leitura, diálogo intergeracional, intercâmbio de saberes e reflete sobre o papel da biblioteca escolar na divulgação de saberes e na criação de uma sociedade inclusiva.
This work has as its general aim to assess to what extent the interchange between students of the 3rd schoolyear and the elderly, promotes reading in children, as well as intergenerational dialogue and the exchange of knowledge having the school library as intermediary. The choice of the theme is related to the scarce sociability between generations in our society, in which the elderly, although in a growing number, seem to be increasingly forgotten and marginalized. A series of gerontophobic prejudice has negatively affected their lives, both on a social and psychological level. In this project three classes of the 3rd year of the Escola Básica do 1º Ciclo Visconde de Salreu and the elderly people in the Lar /Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca) are directly involved. The school library will function as a mediator of this interchange, which will be materialized in the form of a case study. The implementation and evaluation of this study will be done through the processing of data collected through surveys and semi-structured interviews with elderly, employees of the Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, children and their teachers. Finally, the analysis of its content follows. This work presents the activities carried out for the development and promotion of the practice of reading, intergenerational dialogue, exchange of knowledge and the creation of an inclusive society.
Description: Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10773/15474
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese2.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.