Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15451
Título: Lógicas dominantes no arranque do ano escolar em uma escola pública: perceção de alunos e professores
Autor: Valente, Maria da Conceição da Silva Baptista
Orientador: Mendes, António Neto
Palavras-chave: Ciências da educação
Política educativa
Administração do ensino
Organização escolar
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta dissertação é o resultado da investigação efetuada no seio de uma escola pública de tipologia básica e secundária, no ano escolar 2015/2016. É uma investigação de natureza qualitativa na forma de estudo de caso, uma vez que decorreu no ambiente natural de uma escola e porque não constitui objetivo da mesma a sua generalização a outros contextos similares. O objeto de estudo privilegia a vertente organizacional da escola, em particular as dinâmicas organizacionais relacionadas com o arranque do ano escolar. Foram propósitos da investigação conhecer o arranque do ano escolar em uma escola pública, identificar o suporte político-normativo que o sustenta e caraterizar, com base nas perceções de alunos em início de ciclo de estudos (5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade) e professores, as lógicas em que assenta a preparação, organização e abertura do novo ano escolar Em consonância com a consideração de que a escola é uma organização de cariz educativo, aspeto que a diferencia das demais organizações, foram identificadas nas várias ações organizacionais desenvolvidas na escola relativas ao arranque do ano escolar evidências da tipologia burocrática e comunitária. O referencial teórico explorado permite perceber que a imagem burocrática da escola e a imagem da escola como comunidade educativa têm caraterísticas dissemelhantes: a primeira com o peso do centralismo que a carateriza, é racional, legalista e formal, promotora de uma escola rotineira onde os procedimentos e formas de atuar estão estandardizados e pratica-se uma pedagogia uniforme, constituída em uma comunidade escolar restrita; a segunda tem um projeto partilhado, o seu projeto educativo, que lhe confere autonomia (ainda que relativa), funde-se no contexto envolvente, reconhece uma comunidade educativa, que a alicerça, a identifica e diferencia das outras escolas.
This dissertation is the outcome of an investigation accomplished within the context of a primary and secondary public school, in the present school year of 2015/2016. It is an investigation of a quality nature in the form of a study case, therefore it’s not part of its aim to apply the generalization of these results to any other similar contexts. The main objective of this study is mainly directed to the organizational procedures of this school, in particular the structural dynamic of the school year’s beginning. This investigation aimed at getting to know how a school year starts in a public school, identify the political / legal backup that supports it and characterize, according to the students’ perceptions when starting a new cycle of studies (5th, 7th and 10th forms) as well as of teachers’, all the procedures and norms on which a new school year stands. Taking into consideration that a school is an organization with an educational purpose, which makes it different from any other kind of organization, it was possible to identify in all the different organizational actions related to the beginning of the school year that were developed, evidence of bureaucratic and community types. The theoretical reference explored makes it possible to understand that the bureaucratic image of the school and the school itself as an educational community, has dissimilar characteristics: the former with the corresponding weight of the Board, is rational, legal and formal, promoting routines and procedures as well as standardized actions, where a unanimous pedagogy is imposed on a restrict educational community; the latter has a shared and common project, the educational project, which gives the school autonomy ( though relatively), merges in the overall context, acknowledges an educational community, builds it up, identifies it and makes it different from any other school.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/15451
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdfTese6.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.