Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/15433
Título: Integração de técnicas de realidade aumentada nos manuais escolares: projeto “Livros com Voz”
Autor: Gomes, Cristina Maria Cardoso
Orientador: Vairinhos, Mário
Oliveira, Lídia
Palavras-chave: Realidade aumentada
Bibliotecas escolares
Recursos digitais
Tecnologia educativa
Educação musical
Inovação educativa
Manuais escolares
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Os meios digitais alteraram profundamente os modos de consumo tradicional e a relação com os media, proporcionando oportunidades inéditas, mas também novos desafios, sendo certo que o indivíduo com capacidades reduzidas neste domínio corre sérios riscos de exclusão social. Por outro lado, o crescente recurso às tecnologias informáticas obrigou ao repensar do conceito de literacia e fê-la abarcar outros domínios, tendo dentre estes ganho preponderância o de literacia. O tema proposto nesta dissertação aborda a problemática dos livros aumentados (augmented books) propondo uma ligação simbiótica entre o livro tradicional em formato de papel e a tecnologia. O projeto “Livros com Voz” corporiza este vínculo, aplicando de camadas de informação digital a um manual escolar por meio de processos de Realidade Aumentada. Por outras palavras, o principal propósito desta dissertação é estudar o impacto que a utilização de objetos didáticos tecnológicos em conexão com suportes convencionais pode ter no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Educação Musical. Considerando os dados recolhidos no âmbito desta investigação, parece-nos poder afirmar que, em contextos educativos, a Realidade Aumentada representa uma componente chave em futuros objetos didáticos tecnológicos de aprendizagem uma vez que contribui de forma significativa para o incremento da motivação interna dos aprendentes, aportando igualmente ganhos ao nível da perceção e interação com os materiais pedagógicos. Constatou-se que a adição de camadas de informação digital por meio da tecnologia da Realidade Aumentada ao manual escolar de Educação Musical foi não só bem aceita como superou as nossas melhores expectativas em termos de ganhos cognitivos. Na sua maioria, os utilizadores aprovaram com entusiasmo o artefacto, verificando-se que a aplicação da tecnologia em contexto, sem necessidade de outros mediadores que não o smartphone, hoje um objeto muitíssimo comum, se revelou um excelente facilitador da aprendizagem.
Digital media deeply altered the traditional consumption modes and the relationship with the media, providing unprecedented opportunities, but also new challenges, and the individual with reduced capabilities in this area runs serious risk of social exclusion. On the other hand, the increasing use of computer technology has forced to rethink the concept of literacy and did it encompass other areas, having among these won the preponderance of literacy. This dissertation theme deals with the issue of augmented books proposing a symbiotic link between the traditional book in paper format and technology. The project "Books with Voice" embodies this bond by applying layers of digital information to a school manual through processes of augmented reality. In other words, the main purpose of this dissertation is to study the impact that the use of didactic technological objects in connection with conventional brackets can have in the teaching/learning process of music education. Whereas the data collected within the framework of this investigation, we can say that, in educational contexts, augmented reality represents a key component in future technological didactic learning objects as it contributes significantly to the development of internal motivation of the learners, providing also gains on the interaction with the teaching materials. It was found that the addition of layers of digital information by means of augmented reality technology to the Musical Education manual was not only accepted as surpassed our best expectations in terms of cognitive gains. Most of the users have adopted with enthusiasm the artifact, verifying that the application of technology in context, without the need for other mediators that no smartphone, an object too common today, has proved to be an excellent learning facilitator.
Descrição: Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10773/15433
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.