Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15432
Title: Realidade aumentada em manuais escolares de educação visual no 2º Ciclo do Ensino Básico
Author: Gomes, José Duarte Cardoso
Advisor: Vairinhos, Mário
Oliveira, Lídia
Keywords: Comunicação multimédia
Realidade aumentada
Tecnologia da informação
Livros didáticos
Manuais escolares
Educação visual - Ensino básico
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na atualidade as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel determinante na sociedade e também na educação. Tecnologias emergentes e agora largamente acessíveis, como a Realidade Aumentada (RA), apresentam inúmeros desafios mas também um campo de oportunidades únicas para os processos de ensino-aprendizagem. Esta dissertação incide sobre uma investigação realizada no campo educacional e pretende contribuir para uma melhor perceção dos contributos da tecnologia de RA na área disciplinar de Educação Visual (EV) no segundo Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Para esse efeito, desenvolvemos e adicionamos conteúdos digitais multimédia ao manual escolar (ME) Imaginarte da Porto Editora. Estes conteúdos foram desenvolvidos em colaboração com um dos autores do ME e outros especialistas na área de EV. A investigação foi baseada no paradigma do Design Centrado no Utilizador (DCU), seguindo uma metodologia de Development Research (DR). Os dados foram obtidos a partir de uma investigação preliminar, de um estudo de usabilidade e de um estudo experimental comparativo. A partir dos resultados da investigação foi possível constatar que os professores de EV estão recetivos à utilização do ME aumentado com RA, que os alunos utilizam e valorizam os dispositivos de computação móvel (DCM), que os protótipos desenvolvidos cumprem requisitos de usabilidade e, finalmente, que o ME aumentado contribui para uma melhor aprendizagem relativamente ao ME tradicional.
Presently, Information and Communication Technologies (ICT) play a decisive role in society and in education. Emerging and now widely available technologies such as Augmented Reality (AR), present different challenges but also unique opportunities for the teaching-learning processes. This dissertation focuses on an investigation in the educational field and aims to contribute to a better perception on the contributions of AR technology in the subject area of Visual Education (VE) in the second Cycle of Basic Education in Portugal. To this end, we have developed and added multimedia digital content to the textbook (TB) Imaginarte published by Porto Editora. These contents were developed in collaboration with one of the authors of the TB and other experts in the VE area. The research was based on the paradigm of User-centered Design (UCD), following a methodology of Development Research (DR). Data were obtained from a preliminary investigation, a usability study and a comparative experimental study. From the research results it was found that the VE teachers are receptive to the use of TB augmented by RA technology, that students use and value the mobile computing devices (MCD), that the developed prototypes meet usability requirements, and finally, that an augmented TB effectively contributes to better learning than traditional TB.
Description: Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10773/15432
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf10.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.