Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15406
Title: As experiências pessoais na construção de uma narrativa transmedia para exploração de cidades
Author: Azevedo, Maria Alexandra Gandra
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Comunicação multimédia
Comunidades virtuais
Redes sociais
Web social
Vídeos digitais
Filmes publicitários - Cidades - Aveiro(Portugal)
Estratégias de comunicação
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A enorme quantidade de vídeos publicados na web sobre visitas individuais a cidades garante um vasto arquivo público de dados videográficos com potencial para expandir a visão desses locais. Este estudo centrou-se no pressuposto que, ao visitar uma cidade, será possível conhecê-la através de uma história fictícia, gerada em torno de experiências vivenciadas no mesmo local e registadas anteriormente em vídeos publicados em plataformas de partilha de vídeo, como o Youtube. Nesse sentido, teve como finalidade desenvolver narrativas transmedia em torno de experiências pessoais que, ao mesmo tempo, contribuíssem para o aumento do interesse por locais específicos inerentes às narrativas. Foram recolhidos vídeos em plataformas de vídeos, e estes foram integrados numa narrativa. O projeto materializou-se com a criação de uma plataforma Web e também para terminais móveis. Com 26 vídeos espalhados por Aveiro, Portugal, preparou-se a experiência transmedia que, no fim, foi avaliada por um grupo de utilizadores. Concluiu-se que o facto de ter sido explorada uma história contribuiu para um maior interesse pela cidade, e que a forma como os vídeos foram integrados na narrativa foi muito interessante e original. A narrativa destacou-se e foram evidenciadas as possibilidades que projetos futuros, cientes das necessidades expostas nesta experiência, podem ter.
The sheer amount of videos published on the web about individual visits to cities ensures a wide public archive of videographic data with the potential to expand the vision of these places. This study focused on the assumption that by visiting a city, you can get to know it through a fictional story, generated around experiences lived in the same place and previously recorded videos posted on video-sharing platforms like Youtube. In that sense, the aim was to develop transmedia narratives around personal experiences which, at the same time, contributed to increase the interest in specific locations inherent to the narratives. Videos were collected on video platforms, and these were integrated into a narrative. The project materialized with the creation of a web platform and one for mobile terminals. With 26 videos spread about Aveiro, Portugal, the transmedia experience was prepared so that, in the end, it was evaluated by a group of users. The conclusion was that the fact of having explored a story actually contributed to a greater interest in the city, and the way in which the videos were integrated into the story was very appealing and original. The story stood out and possibilities for future projects were highlighted, having in mind the needs exposed in this experience.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/15406
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As experiências pessoais na construção de uma narrativa transmedia.pdf29.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.