Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/15375
Título: | Micro-carro elétrico: uma realidade citadina emergente |
Autor: | Oliveira, Emanuel Filipe Cunha |
Orientador: | Bago de Uva, Paulo Oliveira, João Alexandre Dias de |
Palavras-chave: | Engenharia e design do produto Mobilidade Automóveis - Design Automóveis eléctricos Urbanismo Inovação |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A urbe. Um mundo humanizado, cada vez mais artificial, no qual
tudo acontece à velocidade da luz, onde a modernidade impera
e, por consequência, todos querem pertencer-lhe. O resultado
é um espaço para as pessoas, sem espaço para as mesmas.
Congestionamentos; hora de ponta; buzinas; petróleo, falta
de espaço passaram a ser problemas recorrentes, expondo a
fragilidade deste meio artificial, que tornam a mobilidade um ato
longínquo da essência natural do ser humano.
Deste modo, o presente projeto pretende resolver o problema
de locomoção existente em meio urbano. Assim, a solução
construtiva passa por um veículo pertencente à categoria L7
e CP, eletricamente motorizado, para um número máximo de
quatro ocupantes e uma pequena carga, com o intuito de servir o
utilizador em pequenas e médias deslocações dentro da cidade.
É ainda objetivo que este automóvel citadino se enquadre dentro
dos padrões atuais construtivos e produtivos mais avançados,
do mercado e dos cânones estéticos e paradigmas atuais.
O estudo realizado compreende na sua génese uma abordagem
equilibrada entre a teoria e a prática, sendo, para isso,
desenvolvidas ferramentas e modelos de análise adaptados
à compreensão histórica da evolução do micro-carro. Os
comportamentos humanos em ambiente urbano e as tendências
de mercado foram também alvo de estudo, recorrendo a leituras
ou até mesmo a visitas de campo. Esta abordagem permitiu a
compreensão não só da génese do micro-carro, como também
de toda a sua envolvente contextual, tanto no presente como no
passado.
O culminar da componente teórica, convergiu para a aplicação
prática da aprendizagem, onde os materiais e tecnologias
emergentes são aplicadas, a par do Biodesign como estética
adjacente a estes. Assim são realizadas várias etapas do
desenvolvimento de produto, onde o Design assume um papel
de convergência de várias áreas, com recurso a ferramentas e
metodologias aplicadas no desenvolvimento de produto.
Desta forma o resultado final tenta colmatar uma necessidade do
mercado, apontando uma nova possibilidade de mobilidade em
ambiente citadino, enquadrada no brief inicialmente proposto. The city. The humanised world, always getting more artificial, in which everything happens at the speed of light, where modernity stands and in consequence everyone wants to belong to it. Traffic jam; rush hour; horns; gas, lack of space are now recurrent issues, exposing the frailty of this artificial environment that transforms the mobility an outlying act of the human nature. In this way the following object is designed to solve the locomotion problem in the urban environment. Therefore the construction solution is focused on a L7 and CP category vehicle with an electric motor, with a maximum four passenger seats and smallsized trunk designed for small and medium distance routes in the city. Another objective is that this city car fits in the current most advanced constructive and productive standards, market and aesthethic canons and current paradigms. The overall research covers an equilibrated approach between theory and execution, for which has been developed analysis tools and models adapted to the historical compreehension of the micro-car’s evolution. The human behaviour in urban context and market tendencies were also investigated using bibliographic reading and field-research. This approach allowed the comprehension not only of the micro- car itself but also of it’s contextual influential factors in both past and present time. The conclusion of the theorical branch converged into the practical appliances from learning, where emergent materials and technologies are also used along with the Biodesign aesthetic. There were several stages in product development where Design takes a linking role to many other areas using product development tools and methodologies. The final result is an endeavour to satisfy a market need, poiting to a whole new possibility of mobility in city environment, which follows the initially proposed briefing. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia e Design do Produto |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15375 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Micro-carro elétrico.pdf | 33.13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.