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Title: Hubs criativos no norte de Portugal: análise do seu contributo para fortalecer as indústrias culturais e criativas na Região Norte
Author: Lima, Diana Patrícia Correia
Advisor: Franqueira, Teresa
Santinha, Gonçalo Alves de Sousa
Keywords: Design
Indústria cultural
Desenvolvimento económico - Região Norte (Portugal)
Criatividade
Cultura
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As agendas políticas têm sido determinantes para o crescimento das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) na Europa, designadamente desde 1998, com a publicação do documento “Creative Industries Mapping Document” pelo Department for Culture, Media and Sports (Reino Unido), trazendo para o debate público a relevância económica da criatividade para as cidades e regiões. Em 2008, o Estudo Macroeconómico para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas na Região Norte de Portugal, no contexto de crise económica e de procura de novos modelos de competitividade e riqueza, realça o potencial do Norte se assumir como a Região mais criativa do país, necessitando, para tal, de impulsionar a atividade económica das ICC. Em resposta, surgem neste território investimentos em atividades, negócios e infraestruturas, para fomentar a criatividade, promover atratividade e gerar riqueza. Com este trabalho de investigação pretende-se analisar parte dessas infraestruturas – aqui designadas Hubs Criativos – sobre o seu potencial contributo de fortalecimento das ICC na Região, a par da reflexão sobre o inerente papel do design. Para tal, desenvolve-se uma metodologia baseada no “Ciclo da Criatividade”, de Charles Landry, verificando a capacidade destes Hubs fomentarem a geração de ideias, de processos para a sua transformação em realidade e circulação, providenciarem plataformas para entrega e disseminação, ativarem redes e criarem públicos e mercados. Em resultado, identificam-se, nos Hubs, necessidades de intervenção comuns, tais como uma maior aposta na integração em redes, em abordagens interdisciplinares e colaborativas e na permeabilidade com o território. Com base neste quadro, alinham-se recomendações alusivas ao que estes Hubs podem melhorar por si, pelos seus utilizadores e respetivos territórios, salvaguardando as reduzidas estruturas de recursos, partindo dos princípios da colaboração, da partilha e da requalificação de competências. Os resultados alcançados permitem evidenciar o potencial que estes Hubs Criativos do Norte possuem para fortalecer as Indústrias Culturais e Criativas se, para tal, melhorarem a sua conectividade com o território e com as suas comunidades, alicerçarem as estratégias em fortes colaborações, articularem setores criativos e não criativos e conquistarem mercados nacionais e internacionais.
Political agendas have been determinant to the growth of creative industries since 1998, particularly since the publication of the “Creative Industries Mapping Document” by the Department for Culture, Media and Sport (DCMS), triggering all over Europe the awareness of the economic power of creativity for cities and regions. In 2008, the Macroeconomic Study for the Development of Creative Industries Cluster in the North of Portugal showed that the northern region was able to be the most creative one in the whole country. Still, the economic performance of the creative industries ought to be improved. Within this window of opportunity, some northern municipalities invested in actions, business and infrastructure to foster creativity as a formula for retaining talent, promoting attractiveness and generate wealth. In this sense, creative centres, as vital structures to boost local creative economies, have emerged throughout the region. In this research, those infrastructures (so called Creative Hubs) were analysed regarding their ability to improve the regional performance of Cultural and Creative Industries. In addition, the role of design in this development is also pondered. Based on “The Cycle of Urban Creativity” by Charles Landry, assessment tools were developed, which combined with technical information about the implementation and evaluation of creative hubs and its ability to transform ideas into actions, allowed to have access to platforms for products and services distribution and the ability to activate networks of professionals and markets. As a result, common needs of intervention were identified among those creative Hubs, such as to invest in the integration of networks, on collaborative and interdisciplinary approaches and communication and engagement with the territory. Within this framework, recommendations were defined regarding the role of those hubs to improve their own activity, users and territory, taking into account their low structure of resources and enhancing principles of collaboration, sharing and skills requalification. Findings highlight the potential that Creative Hubs from the North Region have to strengthen Cultural and Creative Industries. But they also show that there’s still much to improve regarding the connectivity with the surrounding communities and territory and support their strategies in strong collaborations articulated with creative and non-creative sectors in order to succeed in the national and international markets.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/15371
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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