Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/1534
Título: | O uso das comunidades virtuais no ensino secundário: o caso do "Palco Virtual" ESEN-Net |
Autor: | Abrantes, David Lopes |
Orientador: | Gouveia, Luis Manuel Borges |
Palavras-chave: | Gestão da informação Intranets Comunidades virtuais Tecnologias da informação e comunicação Recursos digitais |
Data de Defesa: | 2007 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A evolução do fluxo de informação e os potenciais da comunicação
entre pessoas têm-se revelado deveras importante para o sucesso de
diferentes organizações. A escola, enquanto organização social,
apresenta uma complexidade natural própria a que se juntam todas as
valências de ordem educativa, curricular e pedagógica. Tanto no âmbito
educativo como organizacional, as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais
influente e imprescindível.
Baseado numa metodologia de trabalho participativo e colaborativo, a
construção de “palcos virtuais” resulta de uma análise de requisitos
funcionais. Deste modo elabora-se um diagnóstico das necessidades
de informação pela replicação das práticas diárias que podem ser quer
suportadas, quer melhoradas por esta nova solução, fazendo-se um
aproveitamento dos recursos físicos e humanos existentes nas escolas.
A partir da iniciativa individual de um professor do grupo de informática
da ESEN (Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu), teve início
em 1999 o projecto ESEN-Net, como uma proposta de metodologia
genérica para a construção de soluções baseadas em intranets para a
gestão pedagógica de escolas do ensino secundário.
O objectivo central deste trabalho é estudar uma comunidade que
desenvolve um projecto de integração das TIC numa escola secundária,
no sentido de proporcionar elementos que possam servir como
contributos para melhorar a sua organização e, eventualmente, como
referência para o desenvolvimento de projectos idênticos noutras
escolas.
A recolha de dados demonstra que a integração da TIC e o palco virtual
ESEN-net veio transformar as práticas diárias na comunidade educativa
através da utilização das redes telemáticas como instrumentos de
ensino-aprendizagem.
As TIC e o palco virtual ESEN-net vieram trazer benefícios à
comunidade escolar, facilitando assim a criação e partilha de informação
e contribuindo para a criação e desenvolvimento de uma comunidade
virtual, onde a construção do saber pode ser feita de uma forma activa e
partilhada. The evolution of information flow and the potentials of communication between people has indeed shown its importance for the success of different organizations. The school, while a social organization, presents a natural and proper complexity which is joined with all the curricular, pedagogical and educational valences. As much in the educative scope as organizacional, the Information and Communication Technology (ICT) have come to assume a more influential and essential a role. Baseado numa metodologia de trabalho participativo e colaborativo, a construção de “palcos virtuais” resulta de uma análise de requisitos funcionais. Deste modo elabora-se um diagnóstico das necessidades de informação pela replicação das práticas diárias que podem ser quer suportadas, quer melhoradas por esta nova solução, fazendo-se um aproveitamento dos recursos físicos e humanos existentes nas escolas. A partir da iniciativa individual de um professor do grupo de informática da ESEN (Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu), teve início em 1999 o projecto ESEN-Net, como uma proposta de metodologia genérica para a construção de soluções baseadas em intranets para a gestão pedagógica de escolas do ensino secundário. O objectivo central deste trabalho é estudar uma comunidade que desenvolve um projecto de integração das TIC numa escola secundária, no sentido de proporcionar elementos que possam servir como contributos para melhorar a sua organização e, eventualmente, como referência para o desenvolvimento de projectos idênticos noutras escolas. A recolha de dados demonstra que a integração da TIC e o palco virtual ESEN-net veio transformar as práticas diárias na comunidade educativa através da utilização das redes telemáticas como instrumentos de ensino-aprendizagem. As TIC e o palco virtual ESEN-net vieram trazer benefícios à comunidade escolar, facilitando assim a criação e partilha de informação e contribuindo para a criação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, onde a construção do saber pode ser feita de uma forma activa e partilhada. |
Descrição: | Mestrado em Gestão da Informação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1534 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008001209.pdf | 6.26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.