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http://hdl.handle.net/10773/15329
Title: | Beyond visibility and monumentality : photographic images in the public space : a study for two cases, Terreiro do Paço-Lisbon, Times Square-New York |
Other Titles: | Para além da visibilidade e da monumentalidade : imagens fotográficas no espaço público : um estudo para dois casos, Terreiro do Paço-Lisboa, Times Square-Nova Iorque |
Author: | Mota, João |
Advisor: | Cabral, João Ackerman, James S. Porter, Arthur Kingsley Jung, Wolfgang |
Keywords: | Imagens - Espaço público Artes visuais Estudos de caso |
Defense Date: | 2001 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | This thesis seeks to address the issue of retrieving /
adapting the tradition of site-specific large-scale images,
(other than images commercially motivated) to
contemporary architectural spaces.
To achieve this we discussed a conceptual framework
to introduce the constitutive and operative concepts of visual
public art and spatial politics. Then we made a historical
overview of former uses of images in the public arena with
special emphasis in the public visual art produced after
1960. Based on those operative concepts, historical
framework and on the analytical tools developed during this
study, we developed a methodology for designing sitespecific
large-scale images in the public space. This
methodology is aimed at guiding the production of largescale
visual art sensible to the different contexts playing an
important role in the becoming of the project, and to incite a
sense of placeness on the sites for which large-scale
images were proposed.
In this study we produced and discussed a group of
projects for large-scale images for the squares: Terreiro do
Paço – Lisbon and Times Square – New York City. Those
projects were guided by the same design method and with
the objective of making visible the memory and the
contemporaneity of the squares in study.
The choice of sites with such different cultural and
historical background, was instrumental for understanding
the feasibility of a method intended to help the production of
large-scale images set in urban environments, sensible and
related to complex contexts. The choice of these squares is
based on the fact that both squares are unavoidable
representations of power (governmental, financial,
commercial), a condition that was instrumental in our study
for making clear the implications that the history, the public
sphere and the public space have on the context and on the
actors that have a decisive role in the production of visual art
in the public space.
The images proposed for the two squares were not
confined to photographic images, yet they played a central
role. Beyond their instrumental value for the discussion of
the method proposed, those projects were concerned with
the production of informed commentaries pertinent to the
squares in study. To achieve this, the proposed projects
made use of their size, monumentally and visibility for the
creation of places that stimulate a dwelling experience
sensible to the specificity of the place. As a result some
projects unveiled new paths/uses for the design of largescale
images in the contemporary public space. Esta tese pretende debater a questão de reaver a tradição do uso de imagens de grandes dimensões (outras que as imagens com motivação comercial) para os espaços arquitectónicos contemporâneos. Para alcançar estes objectivos, foi necessário entender a estrutura conceptual dos conceitos constitutivos e operativos da arte visual pública e da política do espaço. Seguidamente fizemos uma abordagem histórica dos usos de imagens no espaço público, com especial ênfase na arte pública produzida depois de 1960. Consequentemente, baseados nesses conceitos operativos, referências históricas e nos instrumentos analíticos desenvolvidos neste estudo, formulámos uma metodologia projectual para a criação de imagens de grandes dimensões no espaço público. Esta metodologia pretendeu ser um princípio orientador para a produção de arte visual de grandes dimensões, sensível aos diferentes contextos que têm um papel importante no devir do projecto, e se possível estimular um sentido de lugar nos locais para os quais as imagens de grandes dimensões foram criadas. Neste estudo, produzimos e discutimos um conjunto de projectos de imagens de grandes dimensões para as praças: Terreiro do Paço – Lisboa e Times Square – Nova Iorque. Estes projectos tiveram como princípio orientador o mesmo método projectual e foram planeados para tornar visível as questões significantes da memória e da contemporaneidade das praças em estudo. A escolha de locais com um contexto histórico tão diferente, foi instrumental para verificar a viabilidade de um método que tem a intenção de possibilitar a produção de imagens de grandes dimensões sensíveis à complexidade do contexto sobre o qual a sua existência depende. Além disso a escolha destas praças foi fundamentada no facto de ambas as praças serem inevitáveis representações do poder (governamental, financeiro, comercial). Uma condição que no nosso estudo foi instrumental para tornar claras as implicações que a história, a esfera pública e o espaço público têm no contexto e nos actores que têm um papel decisivo para o devir da arte visual nos espaços públicos. As imagens propostas para estas duas praças não foram restritas às imagens fotográficas, contudo estas tiveram um papel decisivo. Esses projectos, para além do seu valor instrumental na discussão do método proposto, visaram a produção de comentários esclarecidos sobre as praças em estudo, servindo-se da escala, monumentalidade e visibilidade inerente à natureza destes projectos, para a criação de lugares que estimulassem uma experiência de habitar sensível à especificidade do lugar. Consequentemente, alguns projectos revelaram novos rumos/usos para o design de imagens de grandes dimensões no espaço público contemporâneo. |
Description: | Doutoramento em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15329 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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