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Título: O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
Autor: Leal, António Carlos Vasconcelos Silva
Orientador: Borges, António Rui de Oliveira e Silva
Pinto, Joaquim Manuel Henriques de Sousa
Palavras-chave: Ensino à distância
Ensino assistido por computador
Tomada de decisão
Tecnologia da informação
Internet
Data de Defesa: 2001
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University.
URI: http://hdl.handle.net/10773/1528
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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