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Title: Análise prospectiva do mercado de trabalho dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário até 2020
Author: Pego, Pedro Gonçalo Chieira Mariano
Advisor: Castro, Eduardo Anselmo de
Keywords: Política de desenvolvimento
Profissão docente
Mercado de trabalho
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação realizada no âmbito do curso de Mestrado em Inovação e Políticas de Desenvolvimento, teve como principal objectivo o desenvolvimento de um modelo prospectivo da evolução das necessidades do sistema de ensino até 2020, relativamente aos recursos humanos para os níveis de ensino pré-escolar, ensino básico 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, de modo a permitir o planeamento a médio e longo prazo desses mesmos recursos educativos. Este modelo permite, por um lado, conhecer o estado do sistema em 2020 relativamente à relação entre a procura e oferta de professores, caso os parâmetros que configuram a dinâmica do sistema mantenham as tendências de evolução verificadas na actualidade. Por outro lado, possibilita a avaliação dos impactos de cenários alternativos, definidos em função da variação da dimensão das turmas, da idade de reforma dos professores e da política de numerus clausus do ensino superior, na evolução da relação procura e oferta de professores até 2020. A metodologia seguida para a prossecução do objectivo anteriormente enunciado, compreendeu três etapas fundamentais: i. Compreender o passado - através de literatura especializada procurou-se compreender a evolução do sistema educativo entre a década de 70 e o presente, particularmente ao nível da procura e oferta de professores (capítulo I); ii. Caracterizar o presente – assumindo o ano lectivo de 1999/2000 como ano base do estudo, procedeu-se a uma caracterização quantitativa do sistema educativo relativamente a alunos e professores (capítulo II); iii. Prospectivar o futuro – partindo do ano base e assumindo um conjunto de premissas, desenvolveu-se em termos conceptuais, o modelo prospectivo das necessidades do sistema de ensino em termos de professores, tendo sido posteriormente operacionalizado (capítulo III). Caso se deixe o sistema em auto regulação, e tendo em conta a realidade actual, os resultados gerados pelo modelo prospectivo apontam para um aumento significativo do desemprego dos professores em 2020. No caso de existir uma intervenção por parte das instituições competentes, o excesso de professores, em alguns cenários extremos, poderá ter uma dimensão substancialmente menor do que teria, caso se deixe o sistema entregue aos seus próprios mecanismos de regulação. Dada a gravidade da situação, é da maior importância o acompanhamento da sua evolução pelas instituições competentes.
This thesis is developed within the scope of the MSc in Innovation and Development Policies. Its main objective consists on the development of a prospective model regarding the evolution of the needs in the teaching system till the year 2020. The rationale behind this analysis is to plan, at medium and long run, the human resources need for the pre-school education, basic education for the 1st, 2nd and 3rd cycles and, finally, secondary education. This model allows, on the one hand, to understand how the teaching system performs by 2020 concerning the demand and supply of teachers, in case the present settings keep the actual trends. On the other hand, it enables the assessment of the impact of alternative scenarios in the evolution of the relation demand/supply of teachers till the year 2020. These scenarios are defined according to the rate of change of pupils per class, the age of the teachers’ retirement and the political definition of numerus clausus within the higher education. Under such thinking, the approach was based in three crucial steps: i. To know the past – throughout the analysis of specialised literature it was intended to understand the evolution of the educational system from the 70’s till the present, mainly at the demand and supply level of teachers (chapter I); ii. To characterise the present – assuming the scholar year of 1999/2000 as a basis for the study, a quantitative analysis of the educational system (concerning pupils and teachers) was established (chapter II); iii. To prospect the future – starting from the year 1999/2000, and assuming a set of prepositions, a prospective model regarding the evolution of the needs in the teaching system was developed, both in conceptual and operational terms (chapter III). In case the actual system is carried out in auto-regulation, the results achieved by the prospective model point to an increase of the teachers’ unemployment by 2020. On the other side, if there is an intervention by the responsible entities, the excess of teachers may present better results than those in which the system is regulated by itself. Due to the seriousness of the situation, it is of major importance the monitoring of its evolution by the responsible entities.
Description: Mestrado em Inovação e Políticas de Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10773/15260
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UA - Dissertações de mestrado

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