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Title: A internacionalização dos grupos hoteleiros portugueses: fatores que influenciam a escolha do modo de entrada
Author: Vieira, Rui Alberto Abreu
Advisor: Breda, Zélia Maria de Jesus
Keywords: Gestão e planeamento em turismo
Internacionalização de empresas
Hotelaria - Portugal
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho de investigação analisa os determinantes que influenciam a tomada de decisão sobre os modos de entrada nos mercados estrangeiros, no processo internacionalização dos grupos hoteleiros portugueses. De modo a compreender os aspetos mais importantes do processo são analisados os principais motivos de internacionalização, as dificuldades sentidas nesse processo e as razões pelas quais existem grupos não internacionais no mercado português. Para tal, esta investigação baseia-se numa extensa revisão bibliográfica sobre as teorias que fundamentam a internacionalização, de onde são sugeridas quatro hipóteses a testar, verificadas nos capítulos finais. A metodologia utilizada na recolha de dados envolveu a aplicação de um inquérito a 36 grupos hoteleiros. Através deste instrumento obteve-se duas respostas de dois grupos hoteleiros internacionais e nove respostas de grupos não internacionais. Tendo em conta o objetivo principal proposto foi necessário recorrer a outro instrumento, a entrevista, em que foram abordados os Grupos Vila Galé e Pestana. Dos resultados obtidos conclui-se que a escolha do modo de entrada é influenciada, maioritariamente, por fatores externos do mercado de destino e por fatores internos à empresa, e que a imagem de marca, o prestígio e a notoriedade são atributos fundamentais para o estabelecimento de um contrato de gestão para os grupos hoteleiros. O desejo de procurar novos mercados, novos recursos, e ativos estratégicos são os principais motivos de internacionalização. Como principais dificuldades do processo são apontados o conhecimento limitado dos mercados, o processo burocrático, a corrupção, formação dos recursos humanos, diferenças culturais, sistemas jurídicos complexos e cargas fiscais excessivas. Relativamente aos principais motivos para a não internacionalização são indicados a dimensão insuficiente dos grupos, a dificuldade de financiamento, como também o foco exclusivo no mercado doméstico.
This research examines the determinants that influence the decision making about the entry mode into foreign markets in the internationalization process of Portuguese hotel groups. This dissertation aims to analyze the major reasons of internationalization, the difficulties experienced in the process and the reasons why some groups do not have international operations. For this purpose, this research is based on an extensive literature review on the internationalization process of companies, where four hypotheses are suggested to be tested. The methodology used in collecting data involved the application of a survey to 36 hotel groups. With this instrument it was possible to collected only two responses regarding international groups and nine about non international groups. Given the primary goal of this work, another instrument was used in order to obtain more in depth data. An interview was applied to the two major hotels groups in Portugal: Pestana and Vila Galé. From the results it is concluded that the entry mode choice is mainly influenced by the company’s internal factors and external factors related to the destination market. The brand image, prestige and reputation are key attributes for establishing a management contract for the hotel groups. The desire to seek for new markets, new resources and strategic assets are the main reasons for internationalization. As the main difficulties of the process are pointed out the limited market knowledge, bureaucracy, corruption, human resources’ training, cultural differences, complex legal systems and excessive taxes. The size of the groups, the difficulty in obtaining financing, as well as the exclusive focus on the domestic market, are the main reasons for non-internationalization.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/15224
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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