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dc.contributor.authorSilva, Telmo Eduardo Miranda Castelão dapt
dc.contributor.authorAbreu, Jorgept
dc.contributor.authorRocha, Osvaldopt
dc.date.accessioned2016-02-23T11:52:47Z-
dc.date.available2016-02-23T11:52:47Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.issn1646-4974pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15205-
dc.description.abstractA televisão é uma atividade pessoal comumente motivada pela tentativa de satisfazer aspetos relacionados com vigilância, identidade pessoal, relações pessoais e de distração (McQuail, 1987). Alguns destes aspetos são potenciados quando se trata de espectadores seniores que, muitas vezes, sofrem de solidão e isolamento. Suportados nesta realidade e nos desenvolvimentos tecnológicos ao nível das infraestruturas de difusão, os operadores do mercado televisivo estão a apostar cada vez mais na personalização da experiência televisiva. Contudo, para potenciar esta personalização, tornase essencial integrar um sistema de identificação (sID) de utilizadores, que permita que os serviços de televisão interativa respondam de forma adequada em função de quem está, realmente, a interagir com as suas funcionalidades. Neste artigo pretende-se apresentar o processo de identificação e de aferição do conjunto de variáveis funcionais que um fornecedor de televisão interativa deverá considerar, aquando da seleção do sistema de identificação mais adequado para utilizadores seniores.pt
dc.description.abstractWatch TV is a social activity motivated by feelings of comfort, happiness, social relationships and leisure (McQuail, 1987). When seniors are in front of TV set some of these emotional states are enhanced most of the times due to isolation and loneliness. Considering this reality and the technological developments in diffusion networks, the TV operators are betting on TV experience personalization. Despite this fact, to boost the personalization, it is necessary to integrate a user identification system (sID) that allows the development of interactive TV services, which provides functionalities perfectly tuned with the person in front of TV set, using user identification info. In this work we present the set of variables and the measure techniques for each one that the TV provider should consider to select the user identification system (sID) more suitable for a senior user.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTelevisão interativapt
dc.subjectIdentificaçãopt
dc.subjectSeniorespt
dc.subjectPersonalizaçãopt
dc.subjectInteractive TVpt
dc.subjectIdentificationpt
dc.subjectSeniorspt
dc.subjectPersonalizationpt
dc.titleIdentificação de utilizadores: a chave para a personalização de aplicações de TV interativa para seniores?pt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage137pt
degois.publication.lastPage156pt
degois.publication.titleEstudos em Comunicaçãopt
degois.publication.volume14pt
dc.relation.publisherversionhttp://www.ec.ubi.pt/ec/14/pdf/EC14-2013Dez-07.pdfpt
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