Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Rui Carlospt
dc.contributor.authorGabriel, Lisandra Raquel Maiopt
dc.date.accessioned2016-02-19T15:53:54Z-
dc.date.available2016-02-19T15:53:54Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15203-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractDesde os seus primórdios, a linguagem sempre se ligou intimamente à visualidade e ao longo dos séculos a sua dimensão gráfica foi bastante explorada, não só por designers ou tipógrafos, mas também pelos próprios poetas. O desenvolvimento do design de comunicação possibilitou o acesso a novas questões, paradigmas, e acima de tudo, novas perspectivas acerca das potencialidades simbólicas da estrutura linguística. O desconstrutivismo propôs uma sociedade e cultura pluralista, procurando a partir do próprio artefacto, do seu conteúdo, e das suas diversas relações com os intervenientes, novos discursos no processo comunicativo. Tal permitiu, principalmente na última década, um fluxo constante de abordagens distintas mas igualmente válidas. Esta investigação propõe explorar as dimensões visuais dos heterónimos de Fernando Pessoa, partindo da desconstrução dos processos inerentes ao conteúdo para chegar a novas abordagens teóricas, práticas e projectuais, tanto a nível de artefacto como das relações existentes entre o poeta, o designer e o leitor.pt
dc.description.abstractSince the beginning of time, language has always been closely associated with visuals, and through out the centuries its graphic dimension has been quite explored, not only by designers or typographers, but also by the poets themselves. The development of communication design allowed the access to new questions, paradigms, and above all, new perspectives about the symbolic potentialities of the linguistic structure. Deconstructionism proposed a pluralist society and culture, looking to, through the artifact itself, its content, and its diverse relationships with the intervenients, find new ways in the communicative process. That allowed, mainly in the last decade, a constant flow of different but equally valid approaches. This investigation aims to explore the visual dimensions of Fernando Pessoa’s heteronyms, starting from the deconstruction of the processes inherent to the content in order to reach new theoretical, practical and projectual approaches, both in terms of the artifact and the existing relationships between the poet, the designer and the reader. abstract.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPessoa, Fernando, 1888-1935pt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectRepresentação gráficapt
dc.subjectComunicação visualpt
dc.subjectAutoriapt
dc.subject.otherDesignpt
dc.subject.otherFernando Pessoapt
dc.subject.otherLeitorpt
dc.subject.otherAutoriapt
dc.subject.otherLinguagempt
dc.subject.otherVisualidadept
dc.titleDesign e co-autoria: o diálogo entre o poeta, o designer e o leitorpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201582848-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf28.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.