Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15182
Title: Viver melhor na terra: uma abordagem curricular para o 3º CEB
Author: Macedo, Cacilda Maria Morais Sarmento Pato de
Advisor: Santos, Lucília
Keywords: Desenvolvimento dos currículos
Interdisciplinaridade
Ensino básico 3º ciclo
Processo de aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Sustentabilidade
Trabalho colaborativo
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Existem preocupações públicas com grandes temas da atualidade tais como a saúde, o ambiente, o espaço e que, para a sua compreensão necessitam fortemente do contributo da investigação científica. E por isso temos o dever de alertar os alunos/cidadãos para alguns aspetos perigosos e perversos que se perfilam no horizonte, onde a ciência tem um papel importante na articulação dos saberes. Nesta perspetiva, é necessária uma ação decisiva dos professores/educadores, de várias áreas do conhecimento, no sentido de contribuírem para a formação de cidadãos que adquiram uma perceção correta das dificuldades que afetam a Terra e que possam participar na tomada de decisões de uma forma mais sustentada. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo que desse resposta ao seguinte problema de investigação: “Como se poderão implementar estratégias de orientação CTSA, dando ênfase às vertentes saúde, segurança e sustentabilidade, no estudo do tema “Viver melhor na Terra”, à luz das perspetivas curriculares para o 3º ciclo do ensino básico?“. Procedeu-se, assim, ao levantamento e análise das orientações curriculares para o 3º ciclo do ensino básico no que diz respeito aos conteúdos inerentes ao 9º ano de Ciências Físico-Químicas, bem como de outros documentos orientadores do currículo. Posteriormente, foi elaborado um conjunto de estratégias para o estudo do tema organizador “Viver melhor na Terra” dando ênfase à interdisciplinaridade, otimizando tempos letivos para a discussão de temas relacionados com as temáticas e à diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem. A implementação e avaliação das estratégias foram feitas na Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro – Agrupamento de Escolas de Aveiro, no ano letivo 2008/2009, e envolveu alunos de uma turma do 9º ano, professores e outros profissionais ligados à segurança e/ou saúde, no âmbito rodoviário e/ou ambiental. O estudo desenvolvido utilizou uma metodologia de investigação qualitativa, englobando, fundamentalmente uma dimensão de investigação-ação. As potencialidades das estratégias foram analisadas através de vários instrumentos concebidos para o efeito, tais como grelhas de observação e questionários aplicados aos alunos. Administraram-se também questionários aos outros intervenientes neste processo de investigação. Da análise dos resultados foi possível concluir que: •A construção de materiais didáticos diversificados para a temática “Viver Melhor na Terra”, foram reconhecidos pelos alunos como inovadores e importantes para a vivência de aprendizagens ativas e contextualizadas; •Os professores das disciplinas envolvidas consideraram bastante positiva a abordagem, na medida em que promoveu e desenvolveu a articulação de saberes pluridisciplinares, assim como a realização de atividades conjuntas entre professores de áreas distintas; •Os profissionais externos que intervieram consideraram que a sua participação neste processo foi eficaz na sensibilização dos jovens para as diversas problemáticas. Neste sentido, torna-se necessário trilhar novos caminhos, procurando criar mecanismos de trabalho e de cooperação que permitam uma efetiva partilha de saberes e de valores entre professores de diferentes áreas disciplinares, procurando também a colaboração de profissionais ligados aos temas de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais consentâneo com o que se passa no dia-a-dia. Esta metodologia pode, também, constituir-se como resposta aos desafios da educação no século XXI, facilitando o exercício de uma cidadania de responsabilidade e participativa e apontando perspetivas para a resolução de problemas da sociedade atual, entre os quais se incluem os relacionados com a sustentabilidade do planeta Terra.
There are public concerns about nowadays major issues that, in order to be fully understood, strongly need the contribution of scientific research, such as health, the environment, space ... And so we have the duty to alert students / citizens for some perverse and dangerous aspects that lie ahead, so that a new perspective of the universe and the world in which science plays an important role in knowledge integration, may be able to confidently guide humanity into the future. In this perspective, decisive action of teachers / educators is necessary in various areas of knowledge, in order to contribute to the formation of citizens who acquire a correct perception of the difficulties affecting the Earth so that they can participate in the making of decisions in a more sustained way. In this context, we sought to develop a study that answers the following research problem: "How can CTSA orientations strategies be implemented, emphasizing the health, safety and sustainability aspects, under "Better Living on Earth" organizing theme, on the light of curricular perspectives for the 3rd cycle of basic education?". Thus we proceeded to identify and analyze 3rd cycle of basic education curriculum guidelines, on what respects to the 9th grade physics and chemistry inherent content, as well as other documents guiding the curriculum. Subsequently, a set of strategies for the study of the organizing theme “Better Living on Earth" was designed with an emphasis on interdisciplinarity, related themes academic discussion time optimization and on the diversity of teaching and learning methodologies. Implementation and evaluation of strategies were carried out in Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro – Aveiro’s Group of Schools, in the academic year 2008/2009, and involved students in a 9th grade class, teachers and other professionals related to security and/or health, in road and/or environmental areas. The study used qualitative research methodology, involving primarily a research-action dimension. The potential strategies were analyzed using a variety of instruments designed for this purpose, such as observation grids and questionnaire surveys, applied to the students. Questionnaire surveys were also administered to other actors in the research process. From the results analysis it was possible to conclude that: • The construction of diverse teaching materials for “Better Living on Earth” thematic, was recognized by the students as innovative and important for the experiencing of contextualized active learning; • Teachers of the involved disciplines felt it as a very positive approach in promoting and developing pluri-disciplinar knowledge articulation, as well as joint activities between teachers from different scientific areas; • External professionals who took part felt that their participation in this process was effective in raising young people’s awareness to the various questions. In this sense, it is necessary to tread new paths, looking for and creating work cooperation mechanisms that enable effective knowledge sharing and exchange between teachers from different disciplines. Also, to seek the help of professionals related to the themes in order to enrich the process of teaching and learning, making it more in line with what goes on in day-to-day life. This methodology can also constitute a response to the challenges of education in the twenty-first century, facilitating the exercise of responsible and participative citizenship and pointing perspectives for solving problems of today's society, among which those related to Earth sustainability are included.
Description: Doutoramento em Didática e Formação - Didáctica e Desenvolvimento Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/15182
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DEP - Teses de doutoramento

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