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Title: Competitividade de destinos no âmbito da gestão : o caso do Porto
Author: Sá, David de Oliveira e
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Gestão e planeamento em turismo
Destinos turísticos - Porto (Portugal)
Competitividade
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Num ambiente competitivo fortemente determinado pelas rápidas mudanças globais, todas as partes interessadas do setor do turismo devem reconhecer a direção dessas mudanças e suas implicações para a competitividade dos destinos turísticos. Indicadores políticos, sociais, económicos, tecnológicos, demográficos e ambientais são realidades em constante transformação que requerem uma gestão atenta por parte das entidades responsáveis. Existe também um crescente reconhecimento de que a competitividade de um destino não depende somente dos seus recursos, sendo grandemente determinada pela forma como é feita a gestão de todo o setor do turismo no destino. Numa altura em que a cidade do Porto apresenta um acentuado ritmo de crescimento no setor do turismo, importa perceber em que medida a gestão do setor corresponde às exigências e às tendências de um mercado cada vez mais competitivo. O objetivo da presente dissertação é analisar em que medida a gestão da cidade do Porto está a contribuir para que esta cidade seja um destino competitivo. Recorrendo a uma análise de importância-desempenho com base nas principais orientações identificadas na literatura no âmbito da gestão de destinos turísticos, são identificadas as prioridades de ação a serem consideradas pelos gestores do turismo na cidade do Porto, tendo em vista uma maior competitividade deste destino. Os principais resultados obtidos indicam ser necessário concentrar esforços no âmbito da formação dos recursos humanos, na gestão da qualidade ambiental, no desenvolvimento de produtos e na cooperação e partilha de informação entre as organizações turísticas do destino.
In a competitive environment highly determined by the rapid global changes, stakeholders of the tourism sector must recognize the direction of those changes and its implications for destination competitiveness. Political, social, economical, technological, demographic and environmental indicators are constantly changing realities requiring a careful management by the responsible entities. There is also a growing recognition that destination competitiveness depends not only on its resources, being largely determined by the way all tourism sector its managed. In times of marked growth in Oporto’s tourism sector it’s important to understand how far tourism industry management meets the demands and trends of an increasingly competitive market. The aim of this thesis is to analyze the extent to which Oporto’s tourism management is contributing to make the city a competitive destination. Using an importance-performance analysis based on suggested guidelines in destination management literature, priorities of action that must be considered by tourism managers to assure a higher competitiveness of the destination are highlighted. The main findings show that is necessary to focus on the training of the human resources, on the environmental quality of the destination, on the product development and on the cooperation and information sharing among tourist organizations.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/15161
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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