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http://hdl.handle.net/10773/15132
Título: | A perceção dos futuros clientes sobre centro de dia privado : estudo na zona urbana de Lisboa |
Autor: | Letra, Mariana Rodrigues Araújo |
Orientador: | Martín, José Ignacio Ribeiro, Óscar Manuel Soares |
Palavras-chave: | Gerontologia Pessoas idosas Centros de dia |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | The beginning of the 21st Century was marked by a significant increase in life expectancy in developed countries. Lifespan boost brought new challenges to the community and health care, triggering the creation of Adult Care Services (ADS). Among them, Adult Day Care Centers (ADCC), emerged as a long-term care community service aiming to improve the life quality of the older people. The overall aim of this study was to analyze the perceptions held by people aged 55+ and living in the urban area towards profitable private ADCCs. For this purpose, three focus groups were conducted with clients of senior universities (n=21) living in Lisbon (city center). The main results pointed out to the existence of significant gaps on the available public information on ADS which may affect the willingness of potential consumers to search for these services. Participant´s perceptions of ADCC tended to be unfavourable and embedded in negative stereotypes. The review identified an overall misinformation and misconceptions about ADCC and ADS services. Participants were receptive to ADCCs with a medical approach and associated high monthly fees to private ADCC and NH services. Moreover, the respondents linked “quality services” to private or public institutions located outside the urban area.
Further research is needed to examine in detail the perceptions held by target of ADCCs. Recommendations for social marketers, ADCC managers, investors and other decision makers are outlined. Generally, they need to improve their understanding on the needs and perceptions about products and services for the elderly, so that programs and health care services for older people will be properly tailored. O início do século XXI foi marcado por um aumento significativo da esperança média de vida nos países desenvolvidos. A longevidade trouxe novos desafios para os serviços de saúde e comunitários, desencadeando a criação de respostas sociais para pessoas idosas (Adult Care Services ACS). O Centro de Dia (CD) apareceu, assim, como um serviço comunitário que visa a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos mais velhos e sua a permanência, de forma continuada, no próprio meio sócio familiar. O presente estudo teve por objetivo analisar a perceção das pessoas com +55 anos, residentes em áreas urbanas, sobre os CD com fins lucrativos. Foram realizados 3 Focus Group (FG) entre estudantes de universidade seniores (n=21) residentes em Lisboa (meio urbano). Os principais resultados apontam para a existência de lacunas significativas na informação pública sobre ACS, o que influencia a disposição dos potenciais consumidores para a procura desses serviços. As perceções das participantes relativas ao CD são geralmente céticas e associadas a estereótipos negativos. Os participantes têm falha de informação geral sobre o CD e ADS; são recetivos ao CD com abordagem médica e correlacionam mensalidades elevadas a CD privados e a estruturas residenciais para idosos. “Serviços de qualidade” são associados a instituições privadas ou a públicas fora da área urbana. Este estudo pretende dotar os marketers sociais, gestores e investidores do setor com informações úteis para o planeamento e criação de respostas socias adequadas. É imperativo compreender as necessidades e perceções que os idosos têm sobre os serviços de saúde disponíveis por forma a criar programas e serviços adequados ao público-alvo. |
Descrição: | Mestrado em Gerontologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15132 |
Aparece nas coleções: | DCM - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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