Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1485
Title: O desenvolvimento da reflexividade no contexto do discurso supervisivo
Author: Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
Advisor: Pedrosa, Helena
Sá-Correia, Maria José de
Keywords: Supervisão
Formação de professores
Ensino reflexivo
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os encontros supervisivos entre estagiários e formadores podem ser momentos privilegiados para promover o desenvolvimento profissional dos participantes. O estudo que se apresenta investigou a relação entre a competência reflexiva e de questionamento de supervisores cooperantes e estagiários, no contexto das práticas supervisivas, ao longo de três anos, focando a atenção nas perguntas formuladas nos encontros de supervisão. As perguntas colocadas pelos estagiários nas aulas foram também objecto de análise por constituírem um dos conteúdos de reflexão-sobre-a-acção, bem como os textos narrativos escritos pelos estagiários que permitiram aceder ao seu pensamento sobre o processo vivenciado. Desenhou-se um projecto seguindo uma metodologia de investigaçãoacção que se desenrolou em vários ciclos de diagnóstico, planificação, acção e reflexão, no qual esteve incluído um programa de formação de cinquenta horas dirigido aos su pervisores cooperantes. O programa de formação, centrado nos conceitos de reflexão e questionamento, envolveu sessões presenciais conjuntas e trabalho autónomo dos participantes, bem como a construção de materiais para aplicação na prática. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu o formato de estudo de caso na variante multi-casos e envolveu quatro cooperantes e trinta e seis estagiários. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos, ao longo de três anos lectivos. A análise dos resultados foi, nalguns casos, feita a partir de instrumentos concebidos para o efeito e, sempre que possível, fez-se a triangulação dos dados. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a maior parte das perguntas que surgem nos encontros de supervisão são colocadas pelos supervisores, sendo maioritariamente perguntas de baixo nível cognitivo, embora as de interpretação e de avaliação aconteçam quando as supervisoras cooperantes são motivadas a refiectir sobre o seu questionamento nas sessões de trabalho. Este facto leva-nos a concluir que é possível melhorar a competência de questionamento de formadores e estagiários através da formação e da interacção teorialprática, embora seja mais fácil alterar estratégias de supervisão do que discursos. Os estagiários também podem desenvolver a sua capacidade reflexiva e competência de questionamento quando tomam consciência das suas performances e recebem feedback dos seus formadores. Acredita-se, por isso, que este estudo possa contribuir para a compreensão e novas formas de exploração do processo supervisivo, mostrando a importância da investigação-acção no desenvolvimento profissional dos professores através da melhoria da sua competência de questionamento, usando procedimentos reflexivos.
Supervision seminars or meetings where mentors and teacher trainees interact can become enlightening moments for the promotion of the professional development of those involved in them. The present study aimed at investigating the reflexive and questioning ability of both mentors and trainees along three sequential academic years, with a focus on the questions emerging in the supervision conferences. The questions asked by trainees in the classroom where also analysed since they were one of the contents of reflection-on-action, as well as the logs written by trainees which allowed us to access their thinking about the process they were involved in. An action-research project was designed followíng four cycles: diagnosis, planning, action and reflection. There was also a fifty hour development program for mentors. This program was centred on key words such as reflection and questioning and included the implementation of joint and individual sessions, as well as the design of materiais for practice. The study assumed the format of a case study in its multi-case variant, in which four mentors and thirty six teacher trainees took part. Data were gathered from different instruments, some of them designed for this particular study. Whenever possible a triangulation of data was done. The analysis of results which was carried out allows us to say that most of the questions asked in supervision sessions are mentor-askedquestions and of a low cognitive level. Whenever mentors feel motivated to reflect upon the levei of their questions, interpretation and evaluation levels can be reached. This evidence leads us to conclude that it is possible to improve questioning competence of both mentors and trainees by means of feedback sessions, and by making them aware of the interrelationship between theory and practice. Nevertheless it seems to be easier to change supervision strategíes than supervision discourses. Teacher trainees can also develop their reflexive ability and questioning competence when they become aware of their own performance in the classroom and feedback is given by their mentors. Thus, it is believed that this study may help to contribute for a better understanding of new ways of looking into and researching the process of supervision as well as, enhancing the relevance of action-research projects designed to improve the professional and questioning com petence of teachers by reflexive procedures.
Description: Doutoramento em Didáctica - Supervisão e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1485
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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