Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14807
Title: | Brincar com a diversidade linguística: potencialidades comunicativas no jardim de infância |
Author: | Coelho, Daniela Maria Jorge |
Advisor: | Andrade, Isabel Portugal, Gabriela |
Keywords: | Diversidade linguística Desenvolvimento dos currículos Competência comunicativa Multilinguismo Competência linguística Crianças em idade pré-escolar |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo analisa o papel das atividades de Sensibilização à
Diversidade Linguística (SDL) no desenvolvimento da competência
linguístico-comunicativa de crianças em idade pré-escolar. Para tal,
baseados em pressupostos teóricos divulgados em diferentes
estudos científicos realizados com crianças que tiveram contacto com
várias línguas quer em ambiente familiar quer em contexto escolar,
concebemos um Projeto de Intervenção (PI) constituído por uma
variedade de atividades lúdicas multilingues impulsionadoras da
competência linguístico-comunicativa infantil, no domínio da sintaxe,
que aplicámos a um grupo de crianças de 5 anos num Jardim de
Infância (JI) português. Antes do desenvolvimento do projeto
administrámos um teste de linguagem, especialmente desenhado
para avaliar o desenvolvimento da linguagem infantil, assim como
elaborámos um relatório de avaliação da linguagem das crianças
envolvidas neste estudo. Em paralelo, constituímos um grupo de
controlo onde aplicámos o mesmo teste e realizámos o mesmo
relatório para compararmos os resultados com as prestações do
grupo experimental. Recorremos ainda a uma escala de
envolvimento para verificar os graus de implicação nas atividades de
SDL propostas e assim tentarmos identificar o seu grau de influência
nas crianças do grupo experimental.
Os resultados parecem indicar que as atividades de SDL realizadas
com as crianças do grupo experimental tiveram influência positiva
nas capacidades linguístico-comunicativas das crianças, tendo em
conta o nível de envolvimento e os resultados da análise. Pensamos
que as atividades do nosso PI apresentam potencialidades na
criação de oportunidades para o treino e o desenvolvimento da
competência linguístico-comunicativa das crianças em idade préescolar,
acreditando que a conjugação das atividades de SDL com as
demais atividades de linguagem geralmente realizadas no JI pelos
educadores representa uma mais-valia na constituição de
oportunidades de trabalho da linguagem, nas suas várias vertentes,
na educação de infância. Compreende-se a importância de incluir
abordagens plurais, de tipo SDL, na educação de infância, ajudando
na construção de uma educação para a diversidade, através da
integração de várias línguas e culturas, e contribuindo assim para a
formação de um indivíduo preparado para uma sociedade multilingue
e multicultural. The present study analyses the role of Awakening to Language Diversity approaches in the development of pre-school children’s communicative competence. Therefore, based on a theoretical framework that presents a variety of scientific studies with children that know more than one language, we conceived an Intervention Project (IP) which included several multilingual activities. These activities were specially conceived to develop the communicative competence of children, specifically in syntax. The IP was applied in a group of five-year-olds in a Portuguese kindergarten (KG) school. Before starting and after finishing the IP, we applied a Language Test and wrote a Language Report, especially designed to assess the children’s linguistic development. There were two groups of children involved in this research: an experimental group and a control group. We used both the Language Test and the Language Report in the control group as well to compare final results. We also employed an Involvement scale to verify the levels of involvement in the Awakening to Languages activities and evaluate the influence of these activities in the experimental group. The results seem to indicate that the Awakening to Languages activities done with the experimental group had a positive effect on the children’s linguistic skills, considering the levels of involvement and the results of the language test and report. We believe that Awakening to Languages activities can create an opportunity to practise and develop pre-school children’s linguistic skills. The IP activities combined with other language activities worked in the KG classroom with the guidance of the KG teacher can represent one more opportunity to develop language, in its many aspects. It is therefore understood that it seems more and more important to include pluralistic approaches, such as Awakening to Languages programs, in pre-schools, so that schools become more open to diversity, integrating a variety of languages and cultures and helping in the education of an individual prepared to face a multilingual and multicultural world. |
Description: | Doutoramento em Didáctica e Formação - Didática e Desenvolvimento Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14807 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Brincar com a diversidade linguística.pdf | 9.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.