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http://hdl.handle.net/10773/14739
Title: | Sexualidade e género em campanhas de prevenção da infeção VIH/SIDA |
Author: | Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira de |
Advisor: | Teixeira, Maria Filomena Rodrigues |
Keywords: | Didática Sexualidade Educação sexual Igualdade entre sexos Virus da sida Sida - Prevenção Desenvolvimento dos currículos |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Numa era em que a trajetória do VIH/Sida indicia sucessivos sinais de
progresso, a visão “getting to zero” (zero novas infeções, zero novos
casos de morte e zero discriminação) permanece por alcançar e a
problemática subsiste como um dos mais graves problemas de saúde
pública do mundo, estimando-se existir cerca de 35 milhões de
pessoas portadoras do vírus, das quais mais de metade o desconhece
(UNAIDS, 2010, 2014a). Neste contexto, de particular vulnerabilidade
para jovens/mulheres, as desigualdades de género, que resistem à
contemporaneidade, constituem importantes obstáculos à prevenção
do VIH/Sida, pelo que se discute a necessidade de colocar a igualdade
de género, os direitos das mulheres e o seu empoderamento no
centro da Agenda de Desenvolvimento pós-2015. Paradoxalmente, os
media, chamados a intervir no combate à problemática veiculam
porém, frequentemente, no seu currículo cultural, conceções
estereotipadas da sexualidade e do género que implicam desiguais
relações de poder, mediadoras da reprodução de identidades e de
modos de ser feminino e masculino. Saber ‘lê-los’ criticamente é
imprescindível ao exercício da cidadania e uma oportunidade à
implementação de uma efetiva educação em sexualidade – implicada
na prevenção do VIH/Sida, na aprendizagem de conhecimentos
cientificamente relevantes, na promoção da saúde sexual, na
consagração dos direitos sexuais e no respeito pela diversidade
cultural e sexual. À escola e aos/às professores/as cabe, em ambos os
domínios, um papel especialmente relevante.
A presente investigação, inserida nas dimensões investigativa e
formativa da didática, visa explorar e validar um caminho possível no
âmbito da educação em sexualidade que integre a análise crítica das
campanhas de prevenção do VIH/Sida, implicando para tal a formação
de professores/as.
O estudo, de natureza qualitativa, analisa conceções de sexualidade e
de género veiculadas em campanhas de prevenção da infeção
VIH/Sida produzidas, na década de 2000, por Organizações
Governamentais e Organizações não Governamentais de países da
CPLP, procurando responder às questões: i) quais os modos de educar
a sexualidade e o género veiculados nas campanhas?; ii) que relações
se estabelecem nos media entre sexualidade, género e Sida?; e iii)
como integrar em materiais didáticos, a utilizar em sala de aula,
abordagens críticas das conceções de sexualidade e de género
identificadas no discurso dos media, nomeadamente em campanhas
de prevenção do VIH/Sida?.
O processo de análise, inspirado num quadro teórico-metodológico
resultante das perspetivas dos estudos culturais, pós-estruturalismo e
educação para os valores, incluiu diversas técnicas e métodos como a
análise documental e videográfica, a análise de conteúdo e análise
crítica do discurso. Seguindo a metodologia de Díez Gutiérrez (2004a),
que convida a “submergir-se num processo cada vez mais
comprometido com a transformação” da realidade que os discursos
das campanhas do VIH/Sida veiculam, foi possível sugerir a
reconstrução de cada spot do corpus, eliminando estereótipos de
sexualidade e de género, e enriquecendo com diversas mensagens e
valores relevantes no âmbito da prevenção do VIH/Sida, sem com isso
os tornar menos apelativos/atraentes para aos/as espectadores/as. A
entrevista realizada a um agente de uma ONG responsável pela
produção de campanhas permitiu ainda enriquecer a análise.
Os resultados do estudo indicam que as campanhas do corpus têm
como alvo preferencial os/as jovens heterossexuais, visando
essencialmente promover o uso do preservativo. Os discursos
veiculam frequentemente encenações que remetem para
relacionamentos sexuais (estáveis e ocasionais), para o amor, entre
outros. As personagens representadas assumem sobretudo padrões
corporais e papéis sexuais e de género tradicionais,
independentemente do país de onde provem cada campanha. A
feminilidade ‘ousa’ acima de tudo expor/exibir o corpo, dominar a
imagem, a beleza e a aparência, e a masculinidade parece querer
liderar a confiança, a força e a virilidade. Das 81 campanhas do corpus
penas 4 (de Portugal e do Brasil) exibem uma clara intenção de romper
com visões estereotipadas da sexualidade e do género, sem que
alguma seja efetivamente transformadora. Das restantes 77, onde
predominaram indícios de desigualdade (estereótipos, mensagens
pouco esclarecedoras sobre o VIH/Sida, poucos valores) 3 foram
consideradas sexistas.
As conclusões questionam a omissão de algumas realidades (corpos
‘disformes’, pessoas envelhecidas, homoafetividade feminina) nestes
discursos predominantemente heteronormativos, que pouco investem
no empowerment feminino. O protagonista da prevenção do VIH/Sida
é, neste corpus, o preservativo exclusivamente masculino. Reserva-se
um espaço insuficiente à diversidade de valores (centrados quase
apenas na responsabilidade), e a clareza das mensagens sobre a
problemática fica ainda por notar.
Ao longo do percurso investigativo foi também possível identificar
linhas orientadoras para a construção de materiais didáticos a usar em
sala de aula, e produzir um guião didático, testado e validado no
contexto de formação de professores/as, que mostraram recetividade
a esta proposta de trabalhar a educação em sexualidade, bem como à
sua implementação no quotidiano escolar. In an era where HIV/AIDS trajectory shows successive signs of progress, the "getting do zero" vision (zero new infections, zero new death cases and zero discrimination) it has not yet been achieved and is still problematic. As one of the severest health problems of the word, there are about 35 million carriers of the virus, from which more than half is not aware (UNAIDS, 2010, 2014a). In this context, of particular vulnerability for young and women, gender inequalities, that resist nowadays, are important barriers to HIV/AIDS prevention. In this sense, the need to put gender equality, women's rights and their empowerment at the center of Developing Agenda post-2015 are discussed. Paradoxically, the media, called to step in the combat to this problematic, often carry at their cultural curriculum stereotype conceptions of sexuality and gender that imply unequal power relations, mediators of identity reproductions and ways to be feminine and masculine. To know how to read them is essential to practice citizenship and also an opportunity to implement effective sexual education - implied in HIV/AIDS prevention, in apprenticeship of scientifically relevant knowledge, in sexual rights consecration and in respect of cultural and sexual diversity. Schools and teachers have significant paper in both domains. The present investigation, inserted at the investigative and formative dimensions of didactics, pretends to explore and validate a possible path in sexual education, that integrates critic analysis of HIV/AIDS Infection Prevention Campaigns, involving teachers formation. This study, of qualitative nature, analyses sexual and gender conceptions used at HIV/AIDS Infection Prevention Campaigns in the 00's, by Governmental and Non-Governmental Organizations of CPLP countries. It seeks to answer these three questions: i) which are the ways to educate sexuality and gender used in the campaigns?; ii) what relations are established in the media between sexuality, gender and AIDS?; iii) how to integrate in didactic materials, for classroom use, critical approaches for the sexuality and gender conceptions indentified in media speeches, mainly in HIV/AIDS prevention campaigns?The analysis process is inspired by a theoretical-methodological framework, resulting from the perspectives of cultural studies, posstructuralism and education for the values. It includes different methods and techniques, such as documental and videographic analysis, content analysis and speech critical analysis. Following Díez Gutiérrez (2004a) method, which invites to submerge in a process increasingly committed to reality transformation that HIV/AIDS campaigns speeches carry, it was possible to suggest the reconstruction of each corpus spot, eliminating sexuality and gender stereotypes, and enriching with several messages and relevant values in HIV/AIDS prevention, without becoming less appealing/attractive to spectators. The interview held to an ONG agent, responsible of campaigns production, enriched even more the analysis. Study results show that corpus campaigns have as main target young male and female heterosexuals, focusing mainly condom use. Speeches usually bring scenarios that point not only to sexual relations (stable and occasional), but also to Love, among others. Characters assume mostly corporal standards and sexual roles of traditional gender, independently of the countries where campaigns were produced. Femininity dares body exposure, image domination, beauty and appearance, while masculinity seems to want to lead trust, strength and virility. Among 81 campaigns, only 4 (from Portugal and Brazil) pretend to break up stereotyped visions of sexuality and gender. The others 77, where are evidences of inequalities (stereotypes, rather enlightening messages about HIV/AIDS, few values), 3 were considered sexists. Conclusions query the omission of some realities (deformed bodies, aged persons, female homoafectivity) in these speeches strongly heteronormative, with little investment in female empowerment. The leading figure of HIV/AIDS prevention is, in this corpus, male condom. There is insufficient space for value diversity (mainly centered in responsibility); clear messages about this problematic are still missing. Along the investigative course it was possible to identify guidelines to the construction of didactic materials for school-use, how to produce a didactic script, tested and validated in teachers' formation, who showed receptivity to the proposal to work education in sexuality and also to its implementation in educational everyday. |
Description: | Doutoramento em Didática e Formação - Didática e Desenvolviemto Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14739 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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