Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14729
Title: Poesia e ciência no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Ferreira, Joana Catarina Azevedo
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Didatica da leitura
Poesia
Estudos sociais
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visava cruzar as áreas curriculares disciplinares de Estudo do Meio e Português. Pretendia-se promover o conhecimento relacionado com os cinco sentidos através da exploração de poemas, em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados e da estrutura do texto poético, e envolvemo-las em atividades de produção escrita. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e produção escrita e às aprendizagens na área de Estudo do Meio, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e produção escrita de textos poéticos e adquirido novo vocabulário e conhecimentos relacionados com o tema de Estudo do Meio abordado nas sessões da nossa intervenção didática.
This study aimed to promote the knowledge in Science Education in 8-9 year-old children attending primary school through the study of poetry. They should also develop competencies in reading comprehension (namely identification of main ideas and knowledge of the structure of poetic texts) and use them in writing this kind of texts. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and written production of poetic texts and acquired new vocabulary and knowledge on a topic related to science education: the five senses.
Cette étude avait pour but de promouvoir l’acquisition de connaissances en sciences à partir de l’exploitation de poèmes chez des enfants en CE2. Ceux-ci devraient aussi développer des compétences en compréhension de textes poétiques (liées à l’identification des idées principales et de leur structure typique) et aussi en production écrite de textes de ce type. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages en sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension et production écrite et acquis de nouveau vocabulaire et des connaissances concernant les cinq sens.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14729
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.