Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14728
Title: Transição para o 1º CEB e promoção da autoestima : um estudo de caso
Author: Silva, Marisa Adelaide Moreira da
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação pré-escolar
Auto-estima
Desenvolvimento pessoal e social
Ensino básico 1º ciclo
iImplicação
Transição 1.º CEB
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro. Articulando estas unidades curriculares, foi posto em prática um estudo visando perceber a experiência de entrada no 1.º CEB, de crianças de uma turma do primeiro ano, refletir e desenvolver iniciativas promotoras de bem-estar e de autoestima positiva das crianças. Procedeu-se a uma caracterização do grupo, focalizada nos níveis de implicação e de bem-estar emocional. Esta caracterização permitiu obter uma visão ampla do seu funcionamento, identificar as crianças que precisam de apoio individualizado e perceber quais os aspetos que requerem intervenções específicas. Pelo facto de nos suscitar algumas dúvidas e inquietações foi identificada uma criança a acompanhar com uma atenção redobrada por evidenciar sinais claros de desconforto e de baixa autoestima em diversas situações. Num extremo oposto, identificámos outra criança que, claramente, parecia sentir-se muito à vontade no contexto, segura e sem evidenciar constrangimentos ou dificuldades perante os desafios que as tarefas escolares levantam. Procurar perceber que fatores se associam ao mal-estar de uma e bem-estar de outra criança, facilitando, ou não, o processo de entrada na escola, foi um dos objetivos do nosso estudo. Para além de um olhar mais atento a estas duas crianças, junto das crianças da turma, foram desenvolvidas algumas atividades e protagonizadas atitudes sociais positivas com a intenção de promover a autoestima do grupo em geral. A criança em dificuldades foi alvo de uma atenção acrescida, apoio e reforço positivo ao longo de todo o nosso período de estágio. Concluímos que as atividades realizadas e as estratégias utilizadas no acompanhamento das crianças contribuíram para que os níveis de bem-estar emocional, de implicação e de autoestima evoluíssem em todo o grupo.
This internship report makes reference to all the work developed at the Supervised Pedagogical Practice (PPS) and Educational Research Seminar (SIE), of the Masters in Preschool Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (Primary School) at the University of Aveiro. Articulating these curricular units, it has been put in practice a study that tries to understand the experience on entering the 1º CEB, of children from a first year class, reflecting and developing initiatives which promote well- being and positive self-esteem on children. It was made a characterization of the group focused at the implication and emotional well-being levels. This characterization made it possible to have a wider vision at their way to operate, to identify which are the children that need individual support and to realize which are the aspects that require specific interventions. It was identified a child which required special attention for showing signals of discomfort and low self-esteem at some situations. On the opposite side, it was identified another kid, which clearly, seemed to feel really comfortable with everything around it, being secure and not showing any restraint or difficulties during the school challenges and talks. Try to sort out what factors are associated with the ill-being of one child and the well-being of the other, facilitating, or not, the process of entering the school, was one of the main goals of the study. Beyond the reinforced attention on these two children, there were developed, amongst the students, some activities and conducted some positive social attitudes, in order to promote the group’s self-esteem. The child struggling with difficulties was the focus of special attention, receiving support and positive reinforcement during all our internship. As a conclusion, the activities realized and the strategies used in monitoring the children have contributed to the group´s overall evolution of the emotional well-being, implication and self-esteem levels.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,
URI: http://hdl.handle.net/10773/14728
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.