Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14726
Título: Kandengues do futuro: design participativo e educação para a cidadania em Angola
Autor: Silva, Nádia Nair Costa da
Orientador: Quental, Joana
Palavras-chave: Design
Livros infantis
Educação ambiental - Ensino básico - Angola
Ludicidade
Data de Defesa: 2015
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O estudo que aqui se apresenta tem como principal objetivo a educação ambiental no ensino básico em Angola, identificada como uma grave lacuna na formação destas crianças.Nesse sentido, propomo-nos desenvolver um livro em que são tratados temas como o tratamento dos dejetos, a poupança energética, água e transportes, entre outros. Têm-se como principais destinatários os alunos que frequentam o 3º e 4º ano letivos, com idades entre os 8 e os 10 anos.O design desempenha aqui um papel importante, no entendimento dos pressupostos a comunicar e na adequação formal e expressiva ao público-alvo.Assim, em termos editoriais, este livro tem como referência o estilo pop up, permitindo deste modo que seja mais dinâmico e visualmente atrativo de maneira a melhor captar o interesse dos alunos destas idades. Pretende-se, com uma abordagem lúdica, sensibilizar as crianças para aspetos fundamentais para a sua formação ética e cívica, assumindo-se como os Kandengues do Futuro.
The study presented here aims to environmental education in basic education in Angola, identified as a serious gap in the education of these children. In this sense, we propose to develop a book about the treatment of waste, energy saving, water and transport, among others. The target of this book are students in the 3rd and 4th academic year, aged 8 to 10 years old. Design plays an important role in communicating the issues in formal and expressive language to the children. So, in editorial terms, this book makes reference to the style pop up, thus allowing it to be more dynamic and visually attractive in order to capture the interest of students of these ages.It is intended, with a playful approach, make children aware of fundamental aspects for its ethical and civic shaping, assuming as “Kandengues do Futuro”.
Descrição: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/14726
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Kandengues do futuro.pdf7.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.