Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquelpt
dc.contributor.authorOliveira, Carla Ribaspt
dc.date.accessioned2015-09-23T11:00:42Z-
dc.date.available2015-09-23T11:00:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14710-
dc.descriptionmestrado: Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado com uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e teve como principais objetivos promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural em prol do desenvolvimento sustentável e relacionar a sensibilização à diversidade linguística e cultural com as componentes económica e ambiental do desenvolvimento sustentável. Como se trata de uma investigação do tipo investigação-ação, foi possível recolher dados ao longo do projeto de intervenção através da observação, de inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos/com os alunos. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos adquiriram conhecimentos referentes a diversas áreas e desenvolveram práticas positivas relativamente ao consumo responsável, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente para os problemas existentes no nosso planeta, mais concretamente ao nível económico e ambiental, relacionando assim as duas dimensões do DS.pt
dc.description.abstractThis work was undertaken with a 4th grade group of students (1st cycle of basic education). The main objectives were to promote linguistic and cultural awareness for a sustainable development and relate the Linguistic and Cultural Awareness with the economic and environmental components of sustainable development. As this is an action research, it was possible to collect data throughout the project intervention through observation, questionnaires, and materials created by/with the students. Data analysis led us to conclude that students developed their knowledge regarding various areas and developed positive practices towards responsible consumption, thus contributing to a better society, being aware of the problems on our planet, more specifically the economic and environmental, by linking the two dimensions of Sustainable Development.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunidade dos Países de Língua Portuguesapt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectLusofoniapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subject.otherDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subject.otherConsumo responsávelpt
dc.subject.otherSensibilização à diversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherLusofonia, comunidade dos países de língua portuguesapt
dc.titleO desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEBpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201568470-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.