Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14710
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simões, Ana Raquel | pt |
dc.contributor.author | Oliveira, Carla Ribas | pt |
dc.date.accessioned | 2015-09-23T11:00:42Z | - |
dc.date.available | 2015-09-23T11:00:42Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/14710 | - |
dc.description | mestrado: Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico | pt |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi realizado com uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e teve como principais objetivos promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural em prol do desenvolvimento sustentável e relacionar a sensibilização à diversidade linguística e cultural com as componentes económica e ambiental do desenvolvimento sustentável. Como se trata de uma investigação do tipo investigação-ação, foi possível recolher dados ao longo do projeto de intervenção através da observação, de inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos/com os alunos. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos adquiriram conhecimentos referentes a diversas áreas e desenvolveram práticas positivas relativamente ao consumo responsável, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente para os problemas existentes no nosso planeta, mais concretamente ao nível económico e ambiental, relacionando assim as duas dimensões do DS. | pt |
dc.description.abstract | This work was undertaken with a 4th grade group of students (1st cycle of basic education). The main objectives were to promote linguistic and cultural awareness for a sustainable development and relate the Linguistic and Cultural Awareness with the economic and environmental components of sustainable development. As this is an action research, it was possible to collect data throughout the project intervention through observation, questionnaires, and materials created by/with the students. Data analysis led us to conclude that students developed their knowledge regarding various areas and developed positive practices towards responsible consumption, thus contributing to a better society, being aware of the problems on our planet, more specifically the economic and environmental, by linking the two dimensions of Sustainable Development. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa | pt |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt |
dc.subject | Diversidade linguística | pt |
dc.subject | Lusofonia | pt |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | pt |
dc.subject | Pluralismo cultural | pt |
dc.subject.other | Desenvolvimento sustentável | pt |
dc.subject.other | Consumo responsável | pt |
dc.subject.other | Sensibilização à diversidade linguística e cultural | pt |
dc.subject.other | Lusofonia, comunidade dos países de língua portuguesa | pt |
dc.title | O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201568470 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.