Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14710
Título: O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
Autor: Oliveira, Carla Ribas
Orientador: Simões, Ana Raquel
Palavras-chave: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Educação pré-escolar
Desenvolvimento sustentável
Diversidade linguística
Lusofonia
Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho foi realizado com uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e teve como principais objetivos promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural em prol do desenvolvimento sustentável e relacionar a sensibilização à diversidade linguística e cultural com as componentes económica e ambiental do desenvolvimento sustentável. Como se trata de uma investigação do tipo investigação-ação, foi possível recolher dados ao longo do projeto de intervenção através da observação, de inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos/com os alunos. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos adquiriram conhecimentos referentes a diversas áreas e desenvolveram práticas positivas relativamente ao consumo responsável, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente para os problemas existentes no nosso planeta, mais concretamente ao nível económico e ambiental, relacionando assim as duas dimensões do DS.
This work was undertaken with a 4th grade group of students (1st cycle of basic education). The main objectives were to promote linguistic and cultural awareness for a sustainable development and relate the Linguistic and Cultural Awareness with the economic and environmental components of sustainable development. As this is an action research, it was possible to collect data throughout the project intervention through observation, questionnaires, and materials created by/with the students. Data analysis led us to conclude that students developed their knowledge regarding various areas and developed positive practices towards responsible consumption, thus contributing to a better society, being aware of the problems on our planet, more specifically the economic and environmental, by linking the two dimensions of Sustainable Development.
Descrição: mestrado: Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14710
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf3.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.