Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14702
Título: Conhecimento das letras e emergência da linguagem escrita
Autor: Santos, Ana Cláudia da Silva
Orientador: Pereira, Luísa Álvares
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento das crianças
Linguagem oral
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Educadores de infância
Papel dos professores
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma é que o educador de infância pode despertar nas crianças o desenvolvimento da linguagem escrita. Este relatório aborda a aprendizagem e a aquisição da linguagem, através da interação entre a criança ainda muito pequena e a família. Ao mesmo tempo, antes da entrada no ensino formal, a criança começa a formar conceções precoces sobre a linguagem escrita manifestadas nas suas tentativas de escrita. Atualmente sabe-se que o conhecimento do nome das letras, assim como as escritas inventadas são cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, a emergência da escrita, assume, no pré-escolar, um papel fundamental, na medida em que estimula o desenvolvimento, na criança, de competências de escrita e de leitura essenciais à aprendizagem da linguagem escrita. Assim, foi implementado um projeto de intervenção que teve por base as conceções precoces demonstradas por um pequeno grupo de cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação das tentativas de escrita das crianças. Concluída a dinamização das atividades que constituíram o referido projeto de intervenção, foi realizado um teste final, com o intuito de verificar uma possível evolução das competências de escrita das mesmas, através das suas tentativas de escrita. Este teste também teve como finalidade, avaliar a adaptabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção relativamente ao objetivo primário mencionado.
This thesis study aims at understanding how it is that the kindergarten teacher can awaken in children the development of written language. This report addresses the learning and language acquisition through the interaction between the young child and the family at an early stage. At the same time, before the entry into formal schooling, the child begins to form early conceptions about written language expressed in their attempts to mime and draft writing. Currently it is known that the knowledge of the name of the letters, as well as the written guided and invented tasks are crucial for the learning of reading and writing. Thus, the emergence of writing, assumes, in preschool, a key role, since it stimulates the child development into the writing skills essential to the learning of written language for reading. Therefore, an intervention project was implemented and it was based on early conceptions demonstrated by a small group of five children, aged between four and five years, through an initial assessment testing attempts at children's writing. After the stimulation of activities that constituted the said intervention project, a final test was performed in order to verify a possible evolution and improvement of the same writing skills through their attempts at writing. This test also aimed at assessing the adaptability of streamlined activities and the quality of the intervention targeting the mentioned purpose.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14702
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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